Notícias

Suspensa licitação do trem-bala

O MPF no DF entrou com duas ações civis públicas e expediu duas novas recomendações à ANTT para corrigir irregularidades no TAV que pretende ligar Campinas, no interior de São Paulo, à cidade do Rio de Janeiro.

 

 

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) ajuizou ontem uma ação civil pública recomendando a suspensão da licitação para a concessão de exploração do trem-bala até que sejam concedidas novas outorgas em todas as linhas de transporte rodoviário interestadual e internacional no País.

“O Ministério Público argumenta que, sem a devida concessão das linhas de transporte rodoviário de passageiros, não se pode garantir a adequação dos estudos de viabilidade do trem-bala, que foram baseados nos preços e condições atuais das linhas de ônibus entre Campinas e o Rio, as quais poderão mudar significativamente após as outorgas”, diz nota divulgada pela assessoria de imprensa do MPF/DF. Na ação, o Ministério Público pede que a Justiça fixe prazo de 120 dias para que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) conclua a licitação para a concessão das outorgas.

Em outra ação civil pública, o MPF/DF questiona as cláusulas da minuta do contrato de concessão do trem-bala, que preveem que eventuais discordâncias entre a agência e a futura concessionária serão resolvidas por meio da arbitragem. Para o Ministério Público, “a utilização desse instrumento faz com que a ANTT abra mão de seu poder de gestora de interesses da União em casos de divergências”.

Além das duas ações, o MPF/DF enviou duas recomendações à ANTT. Uma delas sugere que a agência espere a aprovação do projeto de lei que cria a Empresa Pública de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), para só então realizar a licitação do trem-bala, marcada para 29 de abril.

 

Por: Sandra Manfrini / BRASÍLIA
COLABOROU KARLA MENDES
(Fonte: Estadão Online)

 

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *