Notícias

STF deixa para amanhã julgamento de ação contra organizações sociais

Ficou para hoje (19) o julgamento da legalidade da Lei das Organizações Sociais no Supremo Tribunal Federal (STF)

 

 

Ficou para hoje (19) o julgamento da legalidade da Lei das Organizações Sociais no Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto era o primeiro item da pauta de ontem, mas não foi chamado porque outros dois casos ocuparam o plenário durante toda a tarde. Antes de a sessão ser encerrada, o ministro Luiz Fux – que interrompeu o julgamento em março por um pedido de vista – pediu ao ministro Cezar Peluso que fosse dada uma satisfação sobre a ação. O presidente confirmou que a ação fica para a pauta de hoje.

A ação pede a inconstitucionalidade da Lei n. 9.637/98, que criou as organizações sociais no país. Os críticos alegam que, além de usurparem atividades da administração, essas entidades são isentas de contratação por meio de licitação e não são fiscalizadas como órgãos públicos. Isso favoreceria situações de preferência e esvaziaria funções que devem ser garantidas pelo Estado.

 

Entretanto, especialistas alegam que as organizações sociais estão evitando a falência na prestação de serviços essenciais, e alavancando diversas áreas de pesquisa. Segundo o presidente da Academia Brasileira de Ciências, matemático Jacob Palis, essas organizações diminuíram a burocracia do Estado.

 

“O tempo mostrou que em muitos casos a medida foi saudável, porque as instituições avançaram e avançaram muito”, afirmou Palis, que também é pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, entidade que tem parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Por: Débora Zampier
Edição: Rivadavia Severo
(Fonte: Agência Brasil)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *