Notícias

Socorro contra enchentes: retomada licitação de obra de prevenção a alagamentos

Pelo menos dez obras de prevenção a alagamentos e enchentes estão previstas para ocorrer em 2018 na capital mineira. O investimento é de cerca de R$ 500 milhões. Três intervenções terão o processo licitatório retomado em fevereiro. Elas serão feitas em córregos que deságuam nas bacias do Onça, que corta bairros da região Norte, e do Arrudas, que passa pelo Barreiro, Centro-Sul e Leste de BH.

As licitações das três obras já estavam em andamento, mas foram interrompidas devido a questionamentos feitos pelas empresas envolvidas na concorrência pública. Um novo edital, com possíveis alterações, deve ser publicado em 50 dias. A expectativa é a de que as obras sejam iniciadas no fim do ano que vem.

Obras

Só neste mês, a Defesa Civil de Belo Horizonte já registrou 144 alagamentos e 65 enchentes ou inundações. As intervenções devem melhorar o sistema de drenagem dos trechos cortados pelos cursos d’água.

A principal obra é a que deve ocorrer no córrego Pampulha, um dos afluentes da Bacia do Onça. Os trabalhos estão previstos para o primeiro semestre do ano que vem. Durante as intervenções, uma das pistas da avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Primeiro de Maio, na regional Norte, deve ficar interditada. A galeria que passa debaixo da via será alargada.

Também começa no ano que vem a segunda etapa das obras de contenção das águas que vêm de córregos dos bairros Olaria e Jatobá, no Barreiro, o que deve diminuir a vazão que vai para o Ribeirão Arrudas, e reduzir a chance de inundação na avenida Tereza Cristina.

Prevenção

Em meio à temporada de chuva, a Secretaria de Obras e Infraestrutura da capital trabalha na limpeza e desobstrução dos córregos e bocas-de-lobo. Segundo a pasta, 600 toneladas de lixo foram retiradas das ruas de Belo Horizonte após os últimos temporais.

Além disso, em parceria com a Defesa Civil, o órgão trabalha com um alerta, direcionado à população que vive em áreas de risco. Moradores e comerciantes recebem avisos via mensagem de celular. “Treinamos os moradores para medidas de autoproteção e até para bloquear vias, evitando acidentes”, disse o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

Obras concluídas

Neste ano, duas obras foram concluídas em BH. No entanto, a intervenção feita no Córrego Ressaca, que passa pela avenida Heráclito de Mourão Miranda, na Pampulha, não foi suficiente para conter a primeira forte chuva, e a região ficou alagada.

De acordo com o secretário Josué Valadão, o trecho ainda precisa de novas melhorias. “O córrego recebeu um alargamento para ter uma melhor fluidez, mas faltam bocas-de-lobo nos bairros para captar essa água e jogar no leito”.

(Fonte: Hoje em dia)

Related posts
Notícias

Evento para agentes públicos que atuam em licitações acontece nos dias 6 e 7 de junho

2º Ciclo Idasp de Capacitação na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos visa…
Read more
Notícias

DAEE publica licitação para retomar obras das barragens de Pedreira e Amparo

Obras das barragens em Pedreira e Amparo foram paralisadas em julho do ano passado e devem ser…
Read more
Notícias

Prefeitura de Xaxim realiza pregão para aquisição de equipamentos agrícolas

Setor de licitações da prefeitura de Xaxim anuncia abertura de processo de pregão A Prefeitura…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *