Notícias

Sigilo eterno de documentos

Agora, todo mundo está curioso e quer saber por que somente Dilma, Collor e Sarney insistem em manter sigilo eterno de documentos?

 

Está engraçada essa história de sigilo no Planalto. A presidente Dilma Rousseff vai e vem no caso do sigilo dos documentos eternos, e a situação está ficando ridícula, porque o Itamaraty e o Ministério da Defesa, principais interessados, querem quebrar o sigilo, enquanto apenas os ex-presidentes Collor e Sarney tentam mantê-lo. Por que será? Só os dois sabem.

 

A presidente Dilma diz que é favorável à quebra de sigilo, mas só fica contra para atender a Collor e Sarney, o que é um verdadeiro contra-senso e mostra a bagunça que se tornou esse país no governo Lula Rousseff, com ramais Collor e Sarney, era só o que faltava. Agora, está todo mundo curioso para saber o que Dilma, Collor e Sarney têm a esconder, porque é lógico que nenhum presidente pode obedecer ordens de ex-presidentes, exceto se também tiver interesse no assunto, é claro.

 

Ao mesmo tempo, discutem-se as inacreditáveis obras secretas da Copa e da Olimpíada, e o governo continua perdido no lance, porque conseguiu rachar de novo a base aliada, que se recusa a engolir um absurdo desses, e nem mesmo Sarney aceita, a que ponto chegamos.
***

 

E O SIGILO NAS OBRAS DA COPA?

 

No mesmo dessa balbúrdia política, a oposição conseguiu aprovar um importante requerimento no Senado para realizar audiência pública com o objetivo de discutir a criação do chamado RDC (Regime Diferenciado de Contratações) para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, e os senadores do DEM e PSDB querem discutir também o sigilo aprovado na Câmara aos orçamentos de obras dos dois eventos esportivos.

 

O requerimento foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura do Senado. De autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), o texto não define os nomes dos futuros convidados nem as datas das audiências, mas evidencia o entendimento de que a falta de licitações e o sigilo só servem para propiciar corrupção e desgastar o governo.

 

A base aliada protesta. O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), por exemplo, não aceita a manutenção do sigilo orçamentário, e nem se importa com a posição do Planalto. “Se não tem risco, se não se tem o que esconder, para que esse sigilo? Sou contra por convicção. O PMDB não está em rota de colisão com o governo, mas o partido tem que ter o mínimo de identidade”, advertiu.

 

Questionado se a postura do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que criticou o sigilo, também mudaria, Juca tentou desconversar: “Ele respondeu a uma pergunta genérica que levava a essa resposta. Você dizer que a obra é sigilosa significa você dizer que depois ninguém vai saber quanto vai custar a obra.”

 

Na verdade, Jucá estava apenas embromando, como sempre. Sarney não respondeu a nenhuma “pergunta genérica”. Pelo contrário. A pergunta era bem clara, e ele respondeu, simples e diretamente, que é contra haver obras sem licitação, quanto mais em sigilo. Depois, Jucá chegou à perfeição, ao alegar:

 

“Não existe obra secreta. O que existe é sigilo no procedimento licitatório. Trato essa questão com prudência, vou esperar chegar a matéria, que ainda está na Câmara. Ver o prazo que a gente tem para discutir. Podemos não mexer, podemos fazer emenda de redação para clarear o texto, e se tiver prazo, pode ter emenda de mérito”, disse Jucá, enrolando os jornalistas.

 

Por: Carlos Newton
(Fonte: Tribuna da Imprensa )

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *