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Secretário quer troca de sistema do Bilhete Único antes de licitação

Secretário disse que quer ‘acabar’ com uso de dinheiro nos ônibus. Prefeitura prepara licitação; nesta sexta (1°) foi realizada audiência.

A Prefeitura de São Paulo quer que empresas invistam na troca das máquinas usadas na cobrança do Bilhete Único dentro dos ônibus antes da nova licitação do setor. O edital deve ser lançado em 25 de fevereiro e a licitação, concluída em julho. Nesta sexta-feira (1º), foi realizada uma audiência pública sobre o tema.

De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, acelerar a mudança dos chamados validadores é importante para garantir a implantação do Bilhete Único Mensal ainda em julho e permitir funcionalidades como uso do débito automático, leitura biométrica e uso da internet para recargas.

 

As mudanças, segundo Tatto, dependem de alterações nos equipamentos usados na catraca dos coletivos.  Por isso, o secretário quer que a modernização seja independente da licitação do sistema. Ele avalia que a produção desses validadores pode demorar cerca de quatro meses.

 

Segundo Tatto, empresas que investirem nos novos equipamentos e eventualmente deixarem de prestar serviços ao município poderão receber o dinheiro de volta.

“Nós vamos obrigar as empresas a comprarem no primeiro semestre. Vamos dar garantia. Se acontecer de não fi carem no sistema, de forma contratual, a gente faz com que esse contrato seja passado para o outro. Para que não haja prejuízo”, disse. Em janeiro, Tatto havia afirmado que o

Com as mudanças, a Prefeitura espera ter “controle on-line do sistema”. Do ponto de vista do usuário, a possibilidade de carregar o bilhete na catraca é uma forma de evitar filas. O secretário afirma que a Prefeitura fará um convênio com o banco e cada cliente poderá ter debitado em sua conta tudo que gastar no Bilhete Único.

“A gente manda a informação para o banco e o banco debita na sua conta. Tem de facilitar a vida das pessoas”, afirmou Tatto. “Vamos facilitar a vida do cidadão. O objetivo e acabar com o dinheiro no sistema de transportes”, afirmou.

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