Notícias

Proposta altera lei de licitações e cria laudo para fiscalizar obras públicas

A administração pública poderá instituir documento padronizado, denominado Laudo de Fiscalização Técnica, em que serão registradas todas as fases da obra e serviços correlatos de engenharia

 

A administração pública poderá instituir documento padronizado, denominado Laudo de Fiscalização Técnica, em que serão registradas todas as fases da obra e serviços correlatos de engenharia, arquitetura e agronomia. É o que propõe projeto de lei do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que aguarda relatório do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

A proposta (PLS 561/09) altera a Lei de Licitações (Lei 8.666/93) para instituir de forma legal um instrumento que demonstre o histórico de cada etapa do empreendimento. O laudo deverá ser registrado pelo órgão regulador da profissão a que a obra esteja relacionada e será exigido ao final de cada fase da obra para que seja possível seu prosseguimento. A apresentação do laudo também condiciona o pagamento da etapa já realizada.

“Com esse documento, a obra passa a ter uma “trilha de auditoria” visível por meio de informações padronizadas que, sob a responsabilidade de profissional habilitado que responderá por eventual omissão ou falsidade, ficam disponíveis ao controle e fiscalização no órgão registrador profissional”, disse Crivella, ao justificar a proposta.

O laudo também organiza o rol de exigências legais impostas à administração pública pela Lei de Licitações no que se refere à fiscalização. O procedimento fiscalizatório estabelecido pela legislação em vigor, destacou o autor, está definido de forma genérica.

De acordo com o projeto, o documento deverá registrar, de forma ordenada, quesitos de controle, qualidade e segurança da obra, dados, valores e critérios das medições realizadas, bem como o cumprimento das exigências do licenciamento ambiental, quando houver. Fotos que demonstrem a execução física da obra também deverão compor o laudo.

“Trata-se de providência de caráter bastante prático e direto, mas com potencial de trazer grandes benefícios no fortalecimento dos controles internos administrativos da gestão de obras, contribuindo para a eficiência do gasto público”, argumentou Marcelo Crivella.

Depois da CMA, o projeto seguirá para as comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), cabendo a última decisão terminativa .

Por: Iara Farias Borges
(Fonte: Agência Senado)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *