Notícias

Prefeitura suspende licitação para usina verde

A medida foi tomada para que a Secretaria de Serviços Públicos possa responder questionamento em relação à alíquota de ISS prevista no edital

A Prefeitura suspendeu hoje a licitação para a contratação de empresa que irá operar a usina verde de Campinas. A medida foi tomada para que a Secretaria de Serviços Públicos possa responder questionamento em relação à alíquota de Imposto Sobre Serviço (ISS) prevista no edital. Apesar da suspensão, a usina será inaugurada dia 11, com a previsão de processar cerca de 300 toneladas diárias de restos de frutas da Ceasa, lodo de esgoto da Sanasa, além de galhos, folhas e grama das podas dos espaços municipais da cidade.

A usina já está operando experimentalmente com o processamento de 100 toneladas diárias de resíduos orgânicos. A previsão é que essa fase, que utiliza mão de obra de reeducandos, seja prolongada até que a licitação defina a empresa que irá fazer a operação.

A Usina de Compostagem de Lixo Verde funciona no Centro Experimental Central do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na Fazenda Santa Elisa. A infraestrutura necessária está pronta já há alguns meses, à espera da liberação da licença de operação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A licença saiu há um mês.

O adubo orgânico produzido será usado nas áreas verdes da cidade, nas culturas do IAC e o excedente será encaminhado à Ceasa, para ser comercializado a produtores agrícolas. A estimativa do secretario de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, é que de 10% a 20% do adubo serão utilizados nos experimentos do IAC para, no período de teste, certificar a fertilidade do adubo e emitir selo de qualidade da instituição. Igual volume irá para as praças e áreas verdes da cidade. Os 60% excedentes serão comercializados pela Ceasa.

Cerca de R$ 8 milhões foram investidos na aquisição de equipamentos, pelos parceiros envolvidos, custo que, segundo estimativa da Prefeitura, se pagará em um ano com a redução do custo de transporte e disposição do material em aterro.

Entre os equipamentos está um desintegrador, adquirido pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). É uma espécie de moinho do tamanho de uma carreta, com capacidade para triturar troncos de árvores com até um metro de diâmetro e transformá-los em serragem. Ele será usado para triturar galhos, resíduos de varrição e rejeitos.
A proposta é que a usina também receba resíduos verdes do setor privado, que pagará por tonelada depositada.

(Fonte: Correio)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *