Notícias

Prefeito do Rio nega favorecimento em licitação para Jornada Mundial da Juventude

O prefeito Eduardo Paes negou ontem (10) que a licitação de 7,8 milhões para contratar serviços de saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) seja um jogo de cartas marcadas. 

Rio de Janeiro O prefeito Eduardo Paes negou ontem (10) que a licitação de 7,8 milhões para contratar serviços de saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) seja um jogo de cartas marcadas. Ontem (9), o Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou ação civil pública para suspender a concorrência. O MPE defende a prestação dos serviços pelo organizadores do evento.

 

Segundo o prefeito do Rio, a menos de 15 dias da Jornada, a licitação é legal e os serviços de saúde serão prestados ao público do evento entre os dias 23 e 28 próximos. A JMJ não é um evento privado com fins lucrativos, em que se vendem ingressos. A prefeitura vai disponibilizar todos os serviços públicos necessários para atender essa multidão, sejam [serviços] de segurança, de limpeza ou de saúde.

 

Mesmo com o curto prazo para a licitação, prevista para sexta-feira (12), Paes nega que algumas empresas serão privilegiadas em detrimento das demais e diz que há tempo para todas se habilitarem. Está bem apertado [o prazo], é verdade. Mas, por enquanto, ninguém impediu a licitação, o trâmite está seguindo, disse ele. Se quiser ser contratado, [o interessado] terá de seguir as regras.

 

Após o evento que marcou a chegada de símbolos religiosos ao Rio, o arcebispo da cidade, dom Orani Tempesta, organizador da Jornada, disse que este é um assunto da prefeitura e negou que tenha faltado planejamento ou dinheiro para pagar pelos custos do ato. Foi muito planejamento, mas as coisas vão chegando conforme fica mais próximo. É natural, são ajustes normais, ressaltou dom Orani.

 

Na ação ajuizada ontem, o MPE pede o bloqueio dos 7,8 milhões que seriam destinados à licitação. Caso a Justiça não aceite o pedido, o Ministério Público requer que as empresas rés não participem da concorrência por terem tido acesso a informações privilegiadas. É o que gera dúvidas sobre os princípio da isonomia, da livre concorrência e da igualdade de condições, diz nota emitida ontem pelo MPE.

 

Na sede da prefeitura, Paes recebeu a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Os símbolos seguirão para o Palácio Guanabara, sede do governo estadual ainda nesta tarde. Na ocasião, dom Orani também lembrou que será anunciada no último dia da Jornada a próxima cidade-sede do evento. Ele não antecipou quais são as cidades favoritas. Isso é com Roma, afirmou o arcebispo.

 

Edição: Nádia Franco
Por: Isabela Vieira
(Fonte: Agência Brasil)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *