Notícias

Prefeito de Cuiabá quer inserir ônibus elétricos em nova licitação dos transportes

Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá, capital do Mato Grosso, quer lançar na primeira quinzena de outubro deste ano uma nova licitação para o transporte público coletivo municipal.

Junto com a licitação, Emanuel Pinheiro revela sua intenção de inserir no certame os tradicionais ônibus elétricos, ou trólebus, lá conhecidos como “busões de suspensórios”.

O prefeito confirmou a realização da licitação e a implantação dos ônibus elétricos na capital do MT segundo publicação do Portal 24horas News. O objetivo de introduzir os elétricos na frota do município seria para diminuir a poluição na principal cidade do Estado.

Emanuel Pinheiro afirmou na quinta-feira, diz 30 de agosto: “Quero lançar o novo edital de licitação para o transporte coletivo em outubro deste ano. O contrato atual vence em maio do ano que vem, próximo dos 300 anos. Para dar tempo hábil para todo o processo burocrático, decidi soltar, no fim de setembro ou primeira quinzena de outubro”.

Os tradicionais trólebus são alimentados por uma catenária de dois cabos superiores, por onde recebe a energia elétrica mediante duas hastes. Emanuel Pinheiro disse que tem conversado sobre essa possibilidade com sua equipe e com empresários do setor, com o objetivo de chegar a uma solução de transporte que produza menos poluição. Além do elétrico, o prefeito informou que há também a possibilidade de adoção do modelo hibrido.

“Quero tentar contribuir com sustentabilidade e energia limpa. Com os novos modelos de ônibus elétricos ou híbridos. São veículos muito mais caros, mas quero fazer isso de modo que não impacte na tarifa. Meu desejo é avançar na humanização do transporte coletivo. Queremos uma mudança no sistema, melhorando atendimento e qualidade para os usuários”.

IDEIA DE INTRODUZIR ÔNIBUS ELÉTRICO VEM DESDE 1983

Após participar do 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) em São Paulo em julho de 2017, o prefeito de Cuiabá já revelou sua intenção de introduzir ônibus elétricos na frota de transporte coletivo da capital matogrossense.

À época, o VLT local já dava sinais de que dificilmente seria implantado, indefinição que persiste até hoje. (Relembre)

Mesmo levando em conta a possibilidade do VLT circular um dia na cidade, Emanuel Pinheiro garantiu na entrevista dada em 2017 ao Portal Olhar Direto que os elétricos não seriam concorrentes ao modal:

“Desejamos o que é melhor para Cuiabá. Sim, o VLT é bom. Mas o ônibus elétrico é importante por ser movido por energia limpa e em torno de 30% mais barato que o óleo diesel”, observou o prefeito.

Emanuel Pinheiro retoma, na verdade, um projeto acalentado em 1983 pelo então governador Júlio Campos, que chegou a contratar uma consultoria de São Paulo para trazer o trólebus para Cuiabá e Várzea Grande.

Mato Grosso, na época, não dispunha de matriz energética capaz de sustentar os quase 200 ônibus necessários para alimentar a frota. Hoje o estado possui a Usina Hidrelétrica de Manso e a Usina Térmica Mário Covas.

(Fonte: Diario do Transporte(

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *