Notícias

Prefeito autoriza licitação para reforma de piscina pública em complexo aquático de Piracicaba

Área está fechada desde maio de 2018 após a identificação de um vazamento na piscina pública; obra terá um custo de R$ 1,7 milhão e prevê construção de piscina semiolímpica.

O prefeito Barjas Negri (PSDB) assinou a autorização para reformar o Complexo Aquático Doutor Samuel de Castro Neves em Piracicaba (SP), onde ficam as piscinas públicas da cidade. A principal delas está interditada há quase dois anos após a identificação de um vazamento e soma sinais de degradação com a falta de manutenção.

A assinatura foi feita nesta sexta-feira (17) e o projeto prevê um custo de R$ 1,7 milhão para realizar a obra, que fará o aproveitamento da “caixa” existente da piscina atual e construção de uma piscina semiolímpica, com dimensões 25 x 25 metros.

Também está prevista a construção de outra piscina para realização de aulas de hidroginástica, principalmente de grupos da terceira idade e outras atividades. “Nos dias de competições, a piscina semiolímpica servirá de apoio e aquecimento aos atletas competidores”, explica a prefeitura no texto.

O projeto prevê ainda a instalação de bancos em alvenaria e um espaço em forma de galeria técnica, para facilitar a vistoria e manutenção das novas piscinas. Serão adquiridos equipamentos novos para as piscinas, como tubulações, bombas e filtros, e elas ainda serão adaptadas para receber sistema de aquecimento da água.

A obra ainda contempla, se necessário, a substituição do piso no entorno da piscina, reforma dos vestiários superiores e as demais piscinas do local (biribol e a adaptada).

Na justificativa do projeto, a Secretaria de Obras aponta que com o valor financiado, “a prefeitura não vai apenas reconstruir o complexo, mas torná-lo ainda melhor e mais adequado para uso da população, para os projetos da Secretaria de Esportes e as competições”.

A prefeitura não informou quando a licitação será aberta para concorrência e a previsão de reabertura das piscinas.

Segundo informado pela prefeitura nesta sexta-feira, as aulas de hidroginástica acontecem atualmente no Clube Cristóvão Colombo (Verão) e no Lar dos Velhinhos (Inverno). Já as aulas de natação ocorrem no próprio complexo (piscina adaptada) e no Colégio Salesiano São Mário, através de parcerias com a Prefeitura Municipal.

Interdição e degradação
A área onde fica a piscina pública da cidade, que mede 50 x 25 metros, foi interditada no início de maio de 2018. A prefeitura informou na época que, para que as infiltrações do vazamento não ampliassem os problemas, a piscina teve que ser totalmente esvaziada para estancar a perda d’água.

Desde então, o local ficou fechado e as aulas que ocorriam na área foram transferidas, mas muitos alunos reclamaram que não conseguiam fazer as atividades. Muitas foram remanejadas para lugares onde não havia vagas suficientes para todos os alunos.

A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, de outubro do ano passado, mostrava que para os moradores que não estavam fazendo aulas antes, a lista de espera chegava a 800 pessoas, sem previsão de quando elas seriam retomadas.

Imagens mostravam ainda que, com a área interditada e sem manutenção, sinais de degradação se acumulavam. Piso solto, pias sem tubo de despejo e azulejos se soltando eram alguns dos problemas.

(Fonte: G1 – Piracicaba e Região)

Related posts
Notícias

TCE-MT realiza estudo técnico que orienta pregoeiros e servidores que trabalham nas licitações públicas

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) elaborou relatório técnico que orienta pregoeiros e…
Read more
Notícias

TCE flexibiliza exigências para habilitar empresas em licitação durante pandemia do Coronavírus

O Tribunal de Contas Estado acatou denúncia feita por meio da ouvidora-geral do órgão e…
Read more
Notícias

Juiz obriga governo a indenizar moradores e urbanizar ‘As Malvinas’

O Governo de Sergipe tem prazo de 60 dias para solucionar os problemas que envolvem a comunidade do…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *