Notícias

PR acha apuração ”inconclusiva” e exige atestado de inocência

Cúpula do partido avalia que, se isso não ocorrer, negociações para retorno da sigla à base de Dilma podem ficar prejudicadas

A cúpula do PR avaliou ontem que a auditoria feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) nos Transportes foi “inconclusiva” e pode até mesmo atrapalhar as negociações para o retorno do partido à base aliada, caso o governo não faça um gesto político, inocentando seus dirigentes. Dois meses após ser defenestrado do comando do Ministério dos Transportes, no rastro do escândalo de corrupção, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) deu a senha da reação do partido ao observar que a sindicância não indica os responsáveis pelos malfeitos.

Embora o relatório da CGU aponte 66 irregularidades em processos de licitação e contratos, com prejuízo de R$ 682 milhões aos cofres públicos, Nascimento disse, em nota, continuar aguardando que as “suspeitas” veiculadas pela imprensa sejam esclarecidas “de modo cabal”. Presidente do PR, o senador destacou que a auditoria não elucida o “suposto envolvimento” de integrantes da equipe liderada por ele, nos Transportes, na prática de irregularidades.

“Nós esperávamos que essa celeuma tivesse um ponto final com a sindicância da CGU porque, afinal de contas, pessoas foram afastadas e caiu um ministério inteiro”, afirmou o senador Blairo Maggi (PR-MT). Padrinho de Luiz Antônio Pagot – o então diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que saiu na esteira da crise -, Maggi disse ter ficado “desapontado” com o que a CGU divulgou.

“A auditoria da CGU não disse a que veio”, comentou o senador. “Eu, particularmente, esperava que o relatório identificasse os responsáveis por irregularidades, mas não há responsabilização de nada nem de ninguém. Foi um documento muito vago.”

Retorno. Na próxima semana, a cúpula do PR vai se reunir para decidir se é conveniente voltar para a base aliada. Por determinação da presidente Dilma Rousseff, os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) têm conversado com dirigentes e parlamentares do PR e pedido que retornem para a coalizão. Apesar de não comparecer mais às reuniões do Conselho Político, até hoje o partido não cumpriu a promessa de devolver os cargos que ocupa.

Related posts
Notícias

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de saúde, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu um…
Read more
Notícias

Prefeitura de Gurupi lança processo licitatório da nova rodoviária, orçada em R$ 13 milhões

O Diário Oficial de Gurupi publicado na noite de sexta-feira, 19, trouxe o aviso de licitação…
Read more
Notícias

Metrô de São Paulo abre licitação para contratação de empresa de vigilância patrimonial

Nesta segunda-feira, 22 de abril de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou a abertura de uma…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *