Notícias

Porto Alegre: Licitação prevê obras inéditas para recuperação total de vias

A prefeitura irá contratar empresa ou consórcio para recuperar pavimentos em diversas ruas da Capital. A licitação, na modalidade concorrência internacional, foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em edição extra dessa quinta-feira, 9. As obras dos lotes 1 e 2 do Plano de Requalificação de Vias serão realizadas com investimentos na ordem de R$ 25,6 milhões oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF). A prefeitura busca recursos para execução de mais dois lotes de obras do Plano de Requalificação de Vias, cujos projetos já foram elaborados.

É a primeira vez que a cidade de Porto Alegre terá a pavimentação de ruas recuperada na totalidade, com obras embasadas em projetos com avaliação das condições estruturais dos pavimentos. “O programa vai permitir a qualificação de um grupo de ruas e avenidas de alta circulação. Os trabalhos vão desde substituição do asfalto até a colocação de placas de concreto em áreas onde há paradas de ônibus”, destaca Juliana Castro, titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, pasta responsável pela gestão do financiamento.

A requalificação estrutural é a que abrange uma ou mais camadas do pavimento (sub-base, base e revestimento). “Em uma cidade em que 85% da pavimentação já ultrapassou sua vida útil, é um grande ganho poder realizar obras inéditas, melhorando a malha viária, ainda que isso vá ocorrendo gradualmente”, destaca o secretário municipal adjunto de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen.

O recebimento dos envelopes e a abertura da habilitação ocorrem em 12 de junho, às 14h30, na Superintendência de Licitações e Contratos (rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar, sala 301). No total, serão recuperados 17.152 metros de vias. No lote 1, serão contemplados trechos das avenidas Ipiranga, Nilo Peçanha, Protásio Alves e Antônio de Carvalho. O lote 2 inclui trechos das avenidas Bernardino Silveira Amorim, Bento Gonçalves e da Estrada João de Oliveira Remião. Os trabalhos no lote 1 têm duração prevista de 12 meses, e no lote 2, de 10 meses, após a assinatura do contrato.

Projetos – De acordo com a Smim, os projetos foram elaborados levando em conta as peculiaridades de cada rua. Em algumas vias/trechos é necessário apenas substituir o revestimento asfáltico existente. Outras requerem reconstrução da estrutura do pavimento (base, sub-base e revestimento) em pontos localizados. E, em alguns casos, onde a estrutura existente está mais deficiente para o tráfego atual e futuro, a extensão de reconstrução é maior. “A requalificação estrutural, em muitas vias, vai envolver a base e a sub-base antes da substituição da camada asfáltica. A recuperação mais ampla fará com que o asfalto tenha melhor qualidade e durabilidade, evitando ações emergenciais de tapa-buraco, que são feitas de forma paliativa”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), Ramiro Rosário.

Foram avaliadas as condições de drenagem e definidos serviços a serem realizados nas redes (limpeza do sistema de drenagem, extensão de redes e aumento de pontos de captação nos locais atualmente com problemas). Nos trechos do Lote 1, além dos serviços de recuperação do pavimento asfáltico, drenagem e sinalização viária, será executado pavimento rígido (placas de concreto) nas paradas de ônibus.

Sinalização e acessibilidade – Os projetos também incluem melhorias na sinalização definitiva e implantação de rampas de acessibilidade. Alguns trechos também terão pontos com alargamentos e execução de ilhas para travessias seguras de pedestres, que contribuirão para as questões de mobilidade e segurança viária.

(Fonte: Felipe Vieira)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *