Notícias

Petrobras voltará a converter navio em plataforma no país

A Petrobras pretende lançar, no início do ano que vem, a licitação para a construção dos módulos de produção do campo de Siri, na bacia de Campos.

 

 

O casco de um navio voltará a ser convertido para que possa ser usado como plataforma no país, depois de dez anos sem qualquer obra semelhante. A Petrobras pretende lançar, no início do ano que vem, a licitação para a construção dos módulos de produção do campo de Siri, na bacia de Campos.

A ideia, segundo o gerente executivo de engenharia da estatal, Pedro Barusco, é que a fase inicial da plataforma P-64 seja feita no estaleiro Inhaúma, situado na zona portuária do Rio. O estaleiro, abandonado há anos, será recuperado pela petrolífera.

O executivo explicou que já foi pedida a licença para a operação do estaleiro, e os trâmites burocráticos estão em andamento. No princípio do ano que vem, deverá ser iniciada a reforma do dique do estaleiro, que começará a receber os primeiros materiais para que tenha condições de operar novamente.

A última conversão de um navio para que possa operar também como plataforma de petróleo foi feita há dez anos, na obra da P-48. Desde então, a Petrobras fazia essa adaptação no exterior.

Com esta decisão, o conteúdo nacional (volume de equipamentos e serviços produzidos no Brasil) da P-64 deverá ser ainda maior, chegando perto de 80% do total da plataforma.

 

Atualmente, a exigência mínima é que 65% seja feito no país. Segundo a Petrobras, esse índice vem alcançando 75% em algumas unidades. “Com o avanço de nossa indústria, fazer uma plataforma no Brasil já custa quase o mesmo do que no exterior. Já estamos alcançando preços semelhantes”, afirmou Barusco, ressaltando que os custos caem à medida em que a indústria ganha escala. Ele participou do 7º Encontro Nacional do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo), em Porto Alegre.

(FOnte: Jornal Agora)

 

Related posts
Notícias

Conselho aprova PPP da Sanesul e licitação sai ainda em 2020

Na fase de consulta pública, mais de 150 contribuições foram enviadas O Conselho Gestor do…
Read more
Notícias

Empresa vence licitação por R$ 3,8 milhões para construir prédio de atendimento do CRAS

Escala Engenharia vai construir prédio da clínica do Centro de Reabilitação de Animais…
Read more
Notícias

Flamengo e Fluminense entregam estudos em processo para licitação do Maracanã

Flamengo e Fluminense, administradores do Maracanã desde abril de 2019, querem seguir à frente da…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *