Notícias

Petrobras voltará a converter navio em plataforma no país

A Petrobras pretende lançar, no início do ano que vem, a licitação para a construção dos módulos de produção do campo de Siri, na bacia de Campos.

 

 

O casco de um navio voltará a ser convertido para que possa ser usado como plataforma no país, depois de dez anos sem qualquer obra semelhante. A Petrobras pretende lançar, no início do ano que vem, a licitação para a construção dos módulos de produção do campo de Siri, na bacia de Campos.

A ideia, segundo o gerente executivo de engenharia da estatal, Pedro Barusco, é que a fase inicial da plataforma P-64 seja feita no estaleiro Inhaúma, situado na zona portuária do Rio. O estaleiro, abandonado há anos, será recuperado pela petrolífera.

O executivo explicou que já foi pedida a licença para a operação do estaleiro, e os trâmites burocráticos estão em andamento. No princípio do ano que vem, deverá ser iniciada a reforma do dique do estaleiro, que começará a receber os primeiros materiais para que tenha condições de operar novamente.

A última conversão de um navio para que possa operar também como plataforma de petróleo foi feita há dez anos, na obra da P-48. Desde então, a Petrobras fazia essa adaptação no exterior.

Com esta decisão, o conteúdo nacional (volume de equipamentos e serviços produzidos no Brasil) da P-64 deverá ser ainda maior, chegando perto de 80% do total da plataforma.

 

Atualmente, a exigência mínima é que 65% seja feito no país. Segundo a Petrobras, esse índice vem alcançando 75% em algumas unidades. “Com o avanço de nossa indústria, fazer uma plataforma no Brasil já custa quase o mesmo do que no exterior. Já estamos alcançando preços semelhantes”, afirmou Barusco, ressaltando que os custos caem à medida em que a indústria ganha escala. Ele participou do 7º Encontro Nacional do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo), em Porto Alegre.

(FOnte: Jornal Agora)

 

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *