Notícias

Petrobrás pressiona fornecedor de sondas

Estatal vai capitanear processo que faz parte da estratégia para ampliar o ‘conteúdo local’

Depois de atrasos nas encomendas bilionárias de sondas de perfuração para o pré-sal, a Petrobrás corre contra o tempo e prepara terreno para iniciar nos próximos meses a contratação da cadeia de fornecedores desses equipamentos, segundo fontes do setor. O processo incluirá de bombas a barcos de apoio, que serão contratados pela Petrobrás ou diretamente pelos estaleiros que construirão as sondas. Empresas como Rolls-Royce, GE, Caterpillar e Wartsila já se preparam.

“Alguns já tomaram a decisão de fazer seus investimentos antes mesmo do contrato assinado. Outros estão mais cautelosos”, confirma João Carlos Ferraz, presidente da Sete Brasil, que gerenciará 28 sondas da Petrobrás.

A iniciativa da estatal de capitanear o processo faz parte da estratégia de conteúdo local. Atuando alinhada com o governo, a Petrobrás quer usar as encomendas para o pré-sal como indutoras da indústria, criando uma rede nacional de fornecedores. “É muito favorável a uma empresa do porte da Petrobrás ter uma indústria de bombas, de drill pipe, ter uma série de bens e serviços aqui. A eficácia é maior. Não é uma leitura nacionalista”, disse a presidente da estatal, Graça Foster, ao Estado após assumir o cargo, em fevereiro.

A licitação para as sondas levou três anos para sair. Graça não quer repetir a demora agora com fornecedores e monta estratégias para vencer os gargalos da indústria nacional – de forma a não atrasar a exploração do pré-sal – ou contratar no exterior. O objetivo é tanto desenvolver empresas locais quanto atrair estrangeiras ao País. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) participa ativamente do processo e estuda formas para aumentar a participação do banco no setor.

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *