Notícias

Operação ‘Carona Sinistra’ investiga fraudes em licitação de publicidade e apropriação de dinheiro público em Itaúna

Gaeco, MP, polícias Civil e Militar estão envolvidos na ação que cumpriu 13 mandados de busca e apreensão no município.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu 13 mandados de busca e apreensão relacionados a seis alvos da Operação “Carona Sinistra”, na manhã desta terça-feira (10), em Itaúna. A ação contou com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Promotoria do Patrimônio Público de Itaúna e as polícias Militar e Civil.

Segundo informações repassadas pelos órgãos envolvidos, a operação foi fruto de uma investigação que apurou práticas criminosas na Câmara de Itaúna, decorrentes inicialmente de contratação de agência de publicidade mediante fraude de licitação e apropriação de dinheiro público na execução de contrato fraudulento.

“Durante a ação apreendemos computadores, celulares, cheques, notebooks e documentos diversos. Todo esse material será agora analisado”, destacou o promotor de Justiça e integrante do Gaeco, Ângelo Ansanelli.

Cumprimento de mandados
Os mandados de busca e apreensão estão relacionados a seis alvos da operação e foram cumpridos nas residências e endereços dos profissionais dos investigados, incluindo o gabinete da Câmara Municipal. Além dos crimes de fraude no procedimento licitatório, peculato e associação criminosa, outras infrações penais poderão ser comprovadas nas apurações da Justiça.

Uma decisão judicial determinou cautelarmente o afastamento de envolvidos das respectivas funções públicas e a proibição de contato entre os alvos da operação, além de proibir o acesso à Câmara Municipal por parte dos investigados.

Envolvidos na ação
A Operação “Carona Sinistra” contou com a participação de quatro promotores de Justiça, seis servidores do Ministério Público, 41 policiais militares e 28 policiais civis.

Coletiva
Uma coletiva com a imprensa foi marcada para às 10h, na sede das Promotorias de Justiça de Itaúna, onde serão repassados mais detalhes da investigação.

(Fonte: G1 – Centro – Oeste)

Related posts
Notícias

Pais de alunos das escolas municipais de SP terão que usar aplicativo para comprar uniformes

App terá crédito fornecido pela Prefeitura de SP após cancelamento de licitação. Famílias…
Read more
Notícias

Agesul lança licitação para reformar ponte de madeira sobre o Rio Aquidauana

Ponte faz divisa entre municípios de Terenos e Aquidauana A ponte de madeira sobre o Rio Aquidauana…
Read more
Notícias

Licitação de conclusão do forro do Aquário é suspensa para análise de documentos

Esta é a segunda tentativa de contratação de empresa para concluir forro do Aquário, em serviço…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *