Notícias

Novo presidente da Câmara Municipal deve ser eleito

O novo presidente da CM será eleito com a missão de desengavetar projetos que ficaram parados nos últimos meses por causa das disputas internas pelo comando da Casa. Entre elas, a licitação do mobiliário urbano.

 

 

O novo presidente da Câmara Municipal será eleito hoje com a missão de conseguir desengavetar projetos que ficaram parados nos últimos seis meses por causa das disputas internas pelo comando da Casa. Entre elas, a licitação do mobiliário urbano e a revisão do Plano Diretor. A tarefa não vai ser fácil. Ao que tudo indica, haverá uma guerra nos próximos dois anos entre a base governista do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e a oposição que trabalhará pela candidatura do PT à sucessão de 2012. Nesse campo minado, o novo presidente vai precisar de habilidade política para angariar apoio de bancadas hoje em guerra.
licitação do mibiliario urbano

OS DESAFIOS

 

Revisão do Plano Diretor

SP viveu nos últimos 6 anos boom imobiliário sem precedentes – 185.297 apartamentos foram construídos desde 2005. Os limites de verticalização de pelo menos 12 regiões da capital já se esgotaram e, nos bairros saturados, onde o trânsito é cada dia pior. O próximo presidente precisará conduzir a revisão do Plano Diretor, que deve orientar o crescimento da cidade na direção de áreas que ainda possuem espaços vazios, como Barra Funda e Itaquera.

 

SP clandestina

 

Projeto de lei assinado pelos 55 vereadores definiu que os 987 mil comerciantes em situação irregular precisam de alvará provisório coletivo de um ano. Nesse período esses comerciantes teriam o tempo necessário para regularizar seus estabelecimentos.

 

Mobiliário Urbano

 

Uma das prioridades do prefeito Gilberto Kassab (DEM) para 2011 – a votação do projeto de concessão para a administração da iniciativa privada de mil relógios de rua e 1.800 abrigos de ônibus – parou neste ano por conta das disputas internas na Câmara. Mas o tema deve voltar à pauta no início de 2011.

 

Relação com a sociedade

 

Entidades que acompanham os trabalhos da Câmara Municipal, como o Movimento Nossa São Paulo, a Voto Consciente e a Defenda SP, defendem para o próximo mandato uma maior transparência nas ações tomadas pela Mesa Diretora da Câmara. Hoje, por exemplo, ninguém consegue saber os salários integrais dos funcionários. E a lista de presença de vereadores em plenário é duvidosa – muitas vezes o vereador indicado como presente na lista oficial da internet não compareceu à sessão.

 

Operações Urbanas

 

Nos próximos 2 anos, o prefeito Kassab enviará à Câmara projetos de quatro operações urbanas – Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca, Rio Verde-Jacu e Vila Sônia. São propostas de incentivos fiscais a empreendedores que se instalarem perto da orla ferroviária, onde ainda há espaço para verticalização, e de futuras estações do Metrô.

 

(Fonte: Estadão Online)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *