Notícias

Novo corredor para ônibus

Obras da via preferencial da Avenida 85 começaram ontem

As obras do corredor preferencial de ônibus 85 começaram ontem, com as intervenções no trânsito. Na Capital, a Avenida 85 será a terceira a via a receber a faixa preferencial para o ônibus. Pela local, trafegam 15 linhas de ônibus que atendem 174 mil pessoas por dia. A próxima avenida será a T-7, cujo processo de licitação para a contratação da obra está em andamento. As Avenidas 10 (corredor universitário) e T-63 estão com seus projetos consolidados.

 

A execução das obras na Avenida 85 se iniciam com novas sinalizações horizontais, verticais, entre outras intervenções no trânsito para garantir o conceito de mobilidade urbana sustentável, com espaço para todos. “Vamos iniciar a implantação e a divulgação das modificações necessárias, e faremos as obras físicas de Engenharia que pretendemos executar exatamente até o final do mês de dezembro. O funcionamento do corredor será a partir da primeira semana de janeiro”, ressaltou o prefeito Paulo Garcia.

 

Modificações

 

Na primeira fase de obras na Avenida 85, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) vai restringir o estacionamento no trecho entre as Avenidas T-13 e Laudelino Gomes. O trânsito na região receberá também readequações de sua geometria, com a extinção de mini-rotatórias, retornos e conversões à esquerda e terceira fase semafórica.

 

Para garantir mais agilidade ao transporte coletivo e segurança viária para pedestres e motoristas ao longo da via, as obras vão ampliar o espaço para os veículos. Uma faixa de rolamento será acrescentada no cruzamento entre as Avenidas 85 e 136. Dessa forma, os condutores de veículos terão duas pistas para a conversão para a Avenida T-55 e duas pistas para acessar a 85.

 

Entre as avenidas 85 e Joaquim Bastos, o taper (faixa auxiliar para o retorno dos veículos) no cruzamento será ampliada e passará a ter duas pistas de rolamento. Além disso, os semáforos vão receber novas configurações e os canteiros centrais da avenida serão fechados para conversões.

 

Na convergência entre as avenidas 85, Mutirão e Ricardo Paranhos, haverá a extinção do semáforo de três tempos, que será adaptado para dois tempos. No local, o cruzamento entre as Avenidas Mutirão e Ricardo Paranhos será extinto e o acesso à Avenida 85 permanecerá nos moldes atuais.

 

Além da 85, formam a malha de corredores, cujas obras terão início em breve, as Avenidas T-7, T-9, Independência e 24 de Outubro. Ao total, a rede de corredores preferenciais terá 46,5 quilômetros, integrando 66 linhas do transporte coletivo, e beneficiará diariamente mais de 600 mil usuários. Os recursos a serem investidos são da ordem de R$ 145,3 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Pacto pela Mobilidade, do governo federal e Tesouro Municipal.

 

Ganho de tempo

 

O prefeito Paulo Garcia afirma que os investimentos em mobilidade urbana já estão promovendo a modernização da infraestrutura e sistemas do transporte coletivo na cidade, que já registra menores tempos de viagens dos ônibus e redução da violência no trânsito, nas vias com corredores preferenciais.

 

Para a Avenida 85, a previsão inicial é de que o corredor preferencial garanta um ganho médio de 20 minutos nas viagens do transporte coletivo. No período da manhã, o período da viagem entre o Terminal Cruzeiro e o Centro tende a reduzir em seis minutos e, no período da tarde, cerca de 13 minutos.

 

No Corredor Universitário, a readequação do uso e o compartilhamento das vias proporcionaram um aumento de até 63% na velocidade dos ônibus. O usuário do transporte coletivo ganhou cerca de nove minutos com o novo desenho da Rua 10. Na Avenida T-63, por onde passam 80 mil usuários do transporte coletivo, o ganho no tempo de viagem dos ônibus foi de 14% a 26% em horários críticos.

 

Queda na

 

violência

 

Os corredores preferenciais de ônibus estão gerando uma redução na violência no trânsito. No período entre 2012 e 2013, segundo as estatísticas da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), nenhum óbito foi registrado no Corredor Universitário, contra três mortes verificadas em 2011. Também houve queda de 14,8% no número de acidentes e de 35% na quantidade de feridos. Em 2011, 117 pessoas ficaram feridas em acidentes naquele trecho. No último ano, o número caiu para 55.

 

Esses indicadores levaram à redução de 24,5% no índice de severidade das ocorrências do período, após a implantação do corredor. Os resultados positivos são reflexos da reformulação da sinalização e a ampliação da fiscalização do trânsito, com equipamentos eletrônicos e a presença de agentes de trânsito no local, que têm contribuído para a redução dos acidentes.

 

Para a presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Patrícia Pereira Veras, é fato que os corredores preferenciais estão requalificando o espaço urbano, garantindo prioridade ao transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem dos ônibus, além de propiciar uma reestruturação viária com espaços seguros e democráticos para pedestres, ciclistas e veículos particulares.

 

(Fonte: DM)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *