Notícias

Novo atraso em licitação prejudica obras em córregos de Venda Nova


Ajustes no orçamento especificado no edital provocam novo atraso nas obras das sub-bacias dos Córregos Lareira e Marimbondo; efeitos só serão sentidos nas chuvas de 2020

A solução de um velho problema atrasada por uma antiga desculpa. Nesta quinta-feira (16/8), a prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou no Diário Oficial do Município um novo atraso no processo de licitação das obras no Córrego do Nado, em Venda Nova.

Os documentos das empresas interessadas deveriam ser entregues até esta quinta-feira, às 9h. Entretanto, a “constatação de erros na planilha orçamentária” fez a PBH remarcar a data de abertura do certame para o dia 11 de setembro, às 9h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), o retardo se dá devido a ajustes de orçamento de itens e serviços. Segundo a pasta, se trata de um procedimento comum em licitações.

Por isso, caso não haja atraso, os efeitos das obras só poderão ser avaliados na estação chuvosa de 2020. As intervenções vão contribuir para minimizar os problemas na Avenida Vilarinho com relação às chuvas, já que tanto o Lareira (azul) quanto o Marimbondo (vermelho) desaguam no Córrego do Nado que, por sua vez, desemboca no Córrego Vilarinho.

As obras no Córrego do Nado, por onde passam as sub-bacias Lareira e Marimbondo, são aguardadas há anos por moradores dos bairros Santa Mônica e São João Batista. O valor máximo para a execução das intervenções é de R$ 44 milhões, enquanto o prazo para conclusão é de 540 dias (um ano e meio) a partir do começo dos trabalhos.

Os recursos vem do Fundo Municipal de Saneamento (FMS). O dinheiro prevê obras de tratamento de fundo de vale e controle de cheias dos dois córregos.

Também estão previstas, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, as construções de canais de concreto armado e de duas bacias de detenção, entre as ruas Hye Ribeiro e Elce Ribeiro. Praças de lazer nas ruas Maria de Lourdes de Carreira, Expedicionário Américo Fernandes e Bernardino Oliveira Pena integram o cronograma.

O edital se encontra à disposição dos interessados na Seção de Suporte Administrativo da Diretoria Jurídica da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), localizada na Avenida do Contorno, 5.454 – Térreo – no Bairro Funcionários.

A concorrência pública vai funcionar por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Nesta modalidade, as empresas concorrentes não têm acesso ao orçamento da obra e a vencedora é definida de acordo com o menor valor oferecido.

Cronologia
Com cerca de dois quilômetros de extensão, o Córrego Marimbondo, no Bairro Santa Mônica, teve sua obra de saneamento autorizada em 2011. Entretanto, de lá pra cá, diversos entraves impediram o começo dos trabalhos.

(Fonte: Norte Livre)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *