Notícias

Nova licitação: Lago do Parque das Nações passará por obra e nível da água deve cair de novo

Dano na mureta de contenção foi descoberto após retirada de água e sedimento

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) lançou nesta quarta-feira (15), licitação para contratar empresa para realizar serviços de recomposição do gabião no lago do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

O gabião é o paramento vertical da barragem do lago e foi constatada a necessidade de arrumar a mureta de contenção, quando a água e a terra foram retiradas do local em agosto do ano passado, por conta do assessoramento.

No dia 10 de agosto do ano passado, o governo anunciou que seria necessário realizar a recomposição do gabião, mas para isso, precisaria lançar a licitação, com previsão entre 30 a 90 dias. Também foi anunciado que o Estado arcaria com o custo.

A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) afirmou que até que seja feito o reparo, o lago continuará com nível de água abaixo do normal, e quando as obras começarem, será esvaziado um pouco mais para permitir o acesso dos trabalhadores. Porém, a equipe de reportagem do Midiamax foi ao local nesta quinta-feira (15) e constatou que o lago está bastante cheio.

Em outubro, a Prefeitura de Campo Grande concluiu a retirada do sedimento. As obras realizadas foram em convênio com o Governo do Estado, que repassou R$ 1,5 milhão. O lago maior foi reaberto no mesmo mês e na época, o secretário da Semagro, Jaime Verruck comentou que os gabiões para conter o assoreamento ainda não tinham sido substituídos, dando prazo novamente entre 60 ou 90 dias.

Nesta quarta-feira, a Agesul lançou a licitação do tipo de menor preço. A obra a ser realizada é a recomposição de gabião (paramento vertical da barragem, trecho sob a ponte 08, proteção de aterro sob a ponte 09) no lago, na 106 metros,

A licitação será aberta no dia 3 de fevereiro, às 8h na sede da Agesul, localizada na avenida Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, Bloco 14, Parque dos Poderes – Campo Grande – MS, onde, também estará disponível o edital e seus anexos.

(Fonte: Jornal Mídia Max)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *