Notícias

MEC aprofunda investigações na UFPI, diz ADUFPI

Nesta segunda feira (19) o Diário Oficial da União estampou portaria ministerial para apurar suposta corrupção e desvio de finalidade na UFPI.

 

Nesta segunda feira (19) o Diário Oficial da União estampou portaria ministerial para apurar suposta corrupção e desvio de finalidade na UFPI. Já é o sétimo Processo Administrativo aberto com vistas à apuração de irregularidades naquela que é a principal Instituição de Ensino Superior no Piauí. Desta vez, o ministro Fernando Haddad autoriza a comissão presidida pelo Policial Federal Fernando César Pereira Ferreira a “aproveitar a instrução e os documentos já produzidos, a fim de apurar irregularidade em dispensa de licitação”.

O reitor da UFPI tem alegado, em sua defesa, que se trata de “denúncias vazias e sem provas”, o que contradiz o próprio MEC e os Relatórios de Auditoria (RA) da Controladoria Geral da União (CGU). A CGU vem constatando, de forma reiterada, que a administração da UFPI tem se valido da estratégia de fragmentar despesas para fraudar a Lei de Licitações. No caso Específico, trata-se do RA de 2006, o qual constatou que na UFPI “persiste o alto índice de 84,41% de aquisições com dispensa, envolvendo gastos de 36,34% do total da Entidade”.

Como agravante a esta situação, o mesmo RA constatou que o reitor da UFPI afrontou a Lei 8.666/93 (Lei das Licitações) ao alterar de forma irregular o contrato 10/2006/UFPI, firmado com grande empresa de engenharia do Piauí para a realização de obras no Campus Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, “com potencial dano ao erário”. Os prejuízos chegariam a ordem de sete milhões de reais.

Com a portaria de hoje o Ministro Fernando Haddad confirma a grande preocupação do MEC para com a UFPI e demonstra que a decisão política de passar um pente fino na instituição já está definitivamente tomada.

(Fonte: ADUFPI)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *