Notícias

Licitação para transmitir jogos agora é sem ágio

Após reunião com o Cade, Clube dos 13 retira cláusula que dava à TV Globo vantagem econômica.

O Clube dos 13 deu ontem uma resposta ao movimento de alguns clubes de futebol de romper com a entidade e negociar direto com a TV Globo os direitos de transmissão do Brasileirão. Após uma reunião com a direção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em Brasília, o presidente Fábio Koff anunciou a retirada da cláusula que dava à emissora uma vantagem de 10% na licitação que será realizada no dia 11 de março. “O Cade manifestou que nós deveríamos excluir a cláusula. É igualdade total na concorrência”, disse Koff.

 

A direção do Cade informou que, em algum momento, faria essa recomendação, mas que isso ocorreu ontem após o órgão ser procurado pelo Clube dos 13 na semana passada para discutir o assunto. O Cade havia sido o responsável por regulamentar, junto ao Clube dos 13, a concorrência marcada para este mês. A cláusula extinta dava à TV Globo o direito de ter um ágio de 10% nas propostas, ou seja, qualquer emissora concorrente deveria oferecer um valor, no mínimo, 10% acima da proposta da emissora do Rio para ter os direitos de transmitir o Brasileirão. Na sexta-feira, a Globo se retirou da concorrência.

 

O procurador-geral do Cade, Gilvandro Araújo, anunciou que, por enquanto, o órgão não vai se envolver na crise entre os clubes e o Clube dos 13 envolvendo a negociação dos direitos de transmissão do futebol. O recente anúncio do Corinthians de que sairá do Clube dos 13 aumentou a tensão. “O Cade não vai tutelar o futebol”, disse o procurador do Cade. Araújo afirmou que cabe ao Cade apenas acompanhar o cumprimento do acordo feito em relação à licitação do próximo dia 11.

 

Segundo Araújo, o Cade poderá se manifestar, futuramente, se houver uma representação contestando uma suposta negociação direta entre clubes e uma emissora de televisão que poderia ferir o direito à concorrência livre. O presidente do Cade, Fernando Furlan, informou que não há cláusula que impeça um clube de procurar uma emissora sem a intermediação do Clube dos 13. Mesmo assim, ele disse que o órgão do governo poderá abrir uma investigação quando receber oficialmente uma notícia sobre o episódio. “Vamos esperar que haja uma representação”, disse.

 

Já Fábio Koff negou que a retirada da cláusula favorável à TV Globo seja uma retaliação a um possível apoio da emissora à debandada das agremiações do Clube dos 13. “O Clube dos 13 agiu até agora por delegação. Assim, até agora não tenho conhecimento de clube nenhum que tenha negociado separado”, disse. Ele minimizou a postura do Cade de não se envolver na atual crise entre os clubes e a entidade. “Saio (da reunião com o Cade) com a sensação de que estou cumprindo tudo o que foi determinado. O problema do Cade interferir é de menor importância”, disse o dirigente.

 

Por: Leandro Colon
(Fonte: Estadão Online)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *