Notícias

Licitação de transporte escolar vira caso de polícia

Durante reunião na prefeitura, houve discussão

Licitação para contratar empresa de transporte escolar virou caso de polícia na manhã de hoje, em Ribas do Rio Pardo. Durante reunião no gabinete do prefeito Paulo César Lima Silveira, conhecido como Paulo Tucura (MDB), os ânimos se exaltaram e a Polícia Militar foi chamada. A confusão terminou na delegacia de Polícia Civil da cidade.

De acordo com boletim de ocorrência registrado sobre o caso, o secretário municipal de obras da cidade, Anibal Apostolo de Oliveira Filho acusou o contador Heber Ferreira Onça, representante de três empresas que participam da licitação, de desacato. Uma advogada também é citada no registro. O contador nega.

“Durante o pregão, ficou claro o favorecimento de algumas empresas. Eles [prefeitura] exigiram um demonstrativo de gestão de exercício que não estava especificado no edital. Então, fizemos o recurso e fomos rebatendo todos os argumentos da prefeitura. Na sexta-feira, o prefeito anunciou contratação emergencial, justamente das empresas que levantaram suspeita. É claro que os demais empresários não concordaram e por isso houve essa reunião”, explicou.

No boletim, consta ainda que o secretário acusou o contador de ter entrado no gabinete sem autorização, “dizendo que aquilo era conluio, e que Anibal era desonesto, e que por isso o prefeito iria acabar preso”.
O contador afirma que um cliente o chamou no local, depois que o prefeito lhe fez uma proposta que era contrária ao que determina a lei e o processo de licitação. “Ele ameaçou meu cliente dizendo que se ele não aceitasse o acordo iria fiscalizar até o último fio de cabelo dele”, disse.

SEM AULAS

Enquanto o assunto vira motivo de briga, crianças da zona rural de Ribas do Rio Pardo estão sem frequentar as aulas. A licitação para contratar empresa que fará o transporte escolar está emperrada, o que deixa os alunos sem condução para chegar até a escola. Diante da situação, no dia 1º de março, o promotor de Justiça George Zarour Cézar deu prazo de 48h para que o prefeito do município, Paulo César Lima Silveira, conhecido como Paulo Tucura (MDB), tomasse uma medida, no entanto, nada havia sido feito até ontem.

“Não obstante o cronograma, os gestores municipais não se programaram com tempo hábil para conclusão das licitações para o transporte escolar antes do início do ano letivo; considerando que, em decorrência disso, os alunos que residem na zona rural de Ribas do Rio Pardo, apesar do início das aulas, seguem desatendidos por transporte escolar público”, diz trecho da recomendação.

Na recomendação não há informações de quantas crianças estariam sem aulas, mas o promotor cita pelo menos 10 locais onde os ônibus não estão circulando. “Considerando sem prejuízo das ligações telefônicas, de novas manifestações junto a Ouvidoria do MP-MS e de comparecimentos de pais na sede da Promotoria de Justiça nos próximos dias, as informações até então apresentadas dão conta da ausência de transporte escolar nas Fazendas Santo Antônio, Garimpo, Recreio/Água Encanada, Tucumã, Sertão III, Carandá, Monte Belo, Takigava, Assentamento Melodia, Bálsamo e Fazenda Luar”.

Tucura é investigado por contratar funcionários sem concurso público e pagar salários por meio de notas de empenho individuais, contrariando as regras acerca do funcionalismo público. Em dezembro do ano passado, o procurador-geral do MPMS, Paulo Cezar dos Passos, pediu que ele fosse afastado do cargo, no entanto, o pedido ainda não foi analisado pelo judiciário.

O Correio do Estado tentou contato com o prefeito da cidade, mas o telefone estava fora de área. A reportagem não conseguiu contato com o secretário citado.

(Fonte: Correio do Estado)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *