Notícias

Licitação de transporte escolar impugnada


Secretário de Educação fala sobre o assunto

Recentemente, a Secretaria de Educação do município lançou um edital para a contratação de transporte escolar, na modalidade locação de veículo e motorista. O tema, que foi alvo de grandes polêmicas durante todo o ano, mais uma vez enfrentou um obstáculo, qual seja, a insatisfação de uma empresa de transporte que ingressou junto à prefeitura, com um pedido de impugnação do processo licitatório, por julgar que os requisitos beneficiavam apenas outra empresa, fato que chegou a ser mencionado na tribuna da Câmara de Vereadores, através do vereador Sérgio Roberto.

O Secretário de Educação Marco Antônio Rodrigues, o Marquinhos recebeu nossa reportagem e explicou o que de fato vem acontecendo. O contrato atual vencerá em 15 de novembro e abertura de um processo licitatório já estava marcado para o dia 9 de novembro, porém uma empresa solicitou a impugnação do mesmo, como dissemos anteriormente. Isto porque uma dos itens constantes do certame era de que os veículos tivessem, no máximo, 10 anos de uso, diferente do contrato emergencial em vigor onde aparece 20 anos de uso. Marquinhos disse, ainda, que se optou por uma frota mais nova justamente para que a possibilidade de problemas com os veículos diminua. Com a paralisação desta licitação, que está sendo analisada pelo departamento jurídico da prefeitura, outro processo licitatório emergencial foi aberto, justamente para não se correr o risco de ficar sem transporte este ano.

O contrato que foi impugnado, portanto, tinha um prazo mais longo, de até cinco anos, por isso os requisitos mais exigentes. De resto, praticamente todas as exigências permanecem as mesmas. Nesse sistema de locação, paga-se uma franquia mensal e a quilometragem que exceder este limite, paga-se a mais.

Agora, dependendo do parecer da assessoria jurídica, poderão ser feitas alterações e, então, dar seguimento a todo o processo. Quanto aos problemas enfrentados este ano com as suspensões do transporte escolar, Marquinhos citou como as mais afetadas, as escolas Ana Riet e Sucessão dos Moraes, que são nucleadas. Estas vem, ao logo do ano, recuperando as aulas, fazendo “dobradinhas”, ou seja, dois turnos em alguns dias da semana, e possivelmente conseguirão concluir o ano letivo dentro do prazo, que é em 19 de dezembro.

(Fonte: qwerty)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *