Notícias

Licitação de prefeitura de MT é suspensa após empresa denunciar excesso de restrição em edital

Pregão seria realizado nesta terça-feira (16) com o objetivo de regulamentar a compra de combustível para a administração municipal.

O processo licitatório para compra de combustível, que seria realizado nesta terça-feira (16), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), após empresa candidata denunciar excesso de restrições no edital.

A determinação da suspensão foi dada pela conselheira interina, Jaqueline Jacobsen, com base na representação feita pela Prime Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda, alegando que as exigências contidas no edital restringem a participação de empresas especializadas no gerenciamento de frota, pois apenas postos de combustíveis teriam como apresentar os documentos exigidos.

Dessa maneira, o TCE entendeu que, embora o certame fosse aberto a outras empresas, os documentos exigidos privilegiavam os postos de combustíveis, pois alguns deles são exclusivos deste setor.

Comprovações como atestado emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) quanto à regularidade de aferição metrológica das bombas de combustíveis do estabelecimento; atestado emitido pela Secretaria de Meio Ambiente informando que o posto está dentro das condições exigidas por aquele órgão; registro ou inscrição do estabelecimento na Agência Nacional do Petróleo (ANP), informando a bandeira da Distribuidora; e licença de operação e funcionamento, são específicas de postos.

A conselheira acolheu os argumentos da empresa e, ao verificar o edital, constatou que, a princípio, exige que as empresas licitantes sejam fornecedoras de combustível, ficando subentendido que a participante não poderia ser apenas gerenciadora dos serviços, mas deveria possuir ao menos um posto de combustível. O edital também se refere à exigência prévia de credenciamento na rede.

Segundo o TCE, o possível prejuízo causado à Prefeitura de Várzea Grande, em razão da suspensão, é o fato de que o pregão precisaria ser adiado, já que estava previsto para ser realizado neste terça-feira.

“Fica claro que, ao exigir a apresentação de documentos dos postos credenciados, a prefeitura está, de forma indireta, direcionando a participação à licitantes que possuam postos de combustíveis capazes de apresentar tais documentações”, ressaltou a conselheira na decisão.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *