Notícias

Japoneses negam participação em leilão do trem-bala

Um consórcio de companhias japonesas liderado pela Mitsui não vai participar da licitação brasileira do trem-bala (trem de alta velocidade) entre Campinas e Rio de Janeiro.

Um consórcio de companhias japonesas liderado pela Mitsui não vai participar da licitação brasileira do trem-bala (trem de alta velocidade) entre Campinas e Rio de Janeiro, passando por São Paulo, orçado em cerca de US$ 19 bilhões, publicou a agência Kyodo. O grupo tomou a decisão em meio a incertezas sobre se o projeto será lucrativo durante 40 anos, período em que as empresas teriam responsabilidade na operação, informou a Kyodo no final da quinta-feira, citando fontes não identificadas.

Uma porta-voz da Mitsui afirmou que a empresa não comentará o assunto antes do prazo de 29 de dezembro para a entrega das propostas. O grupo japonês, que também inclui a Mitsubishi Heavy Industries, Hitachi e Toshiba, pediu ao governo brasileiro para reduzir o peso que ficará sobre o vencedor do projeto, mas o governo não atendeu o pedido, acrescentou a agência.

Companhias da França, Alemanha, Coreia do Sul, Espanha e China expressaram interesse no projeto do trem-bala brasileiro, informou o governo este ano. Na quinta-feira, a construtora Camargo Corrêa afirmou que tem interesse em participar do projeto, mas citou incertezas sobre os termos da licitação. Um dia antes, a francesa Alstom afirmou que continua mantendo negociações com o governo “em busca de todas as informações necessárias para tomar a decisão mais adequada”.

 

Da Reuters | Tóquio
(Fonte: Folha de SP Online)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *