Notícias

Grupo critica modelo de licitações nos transportes em SP

CPTM divulgou um documento com críticas à forma como as empresas públicas conduzem suas licitações.

O grupo que acompanha as investigações do governo paulista sobre a formação de cartel em compras do Metrô e da CPTM divulgou um documento com críticas à forma como as empresas públicas conduzem suas licitações.

 

Diz que as empresas não consideram a complexidade do mercado ao decidir preços de referência, o que cria “sérias vulnerabilidades à integridade das licitações”.

 

Formado por Transparência Brasil, OAB e outras entidades, esse grupo nasceu em agosto após o acordo da Siemens com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em que a firma alemã denuncia um cartel em licitações públicas de 1998 a 2008, período em que o Estado de São Paulo estava sob o comando do PSDB.

 

O documento aponta que até 2008 a CPTM definia preço de referência a partir de compras passadas, com correção monetária. Assim, diz, deixou de aproveitar fatores como evolução tecnológica e aumento da concorrência.

 

Depois de 2008, por ordem do tribunal de contas, a CPTM passou a definir preço de licitações com base em pesquisa de valores no mercado.

 

Segundo a comissão, a empresa ignora custos no exterior, ficando dependente dos participantes da licitação. O mesmo vale para o Metrô.

 

“Essa salta à vista. Põe o poder público na mão das vendedoras. Se estiverem cartelizadas, combinam de antemão o preço que informarão ao governo”, diz Claudio Abramo, da Transparência.

 

O grupo aponta ainda que a concentração desse mercado favorece a formação de cartéis e que o governo deveria organizar suas licitações para fazer frente a esse risco.

 

O grupo fala na necessidade de “providências urgentes para reduzir ao máximo o risco de fraudes e cartelização”.

 

Solicita ao Metrô e à CPTM que informem o nome dos servidores que atuaram nas licitações e sua responsabilidade na formação dos preços de referência, para “apuração de possível participação de servidores no cartel”.

 

Diz também que Metrô e CPTM informaram não manter registros sobre formação de preços de referência na época dos contratos investigados, e pede que o governo apure responsabilidades.

 

“As recomendações são pertinentes e bem-vindas. Já determinei à Corregedoria Geral da Administração que estude a incorporação destas sugestões”, disse o governador Geraldo Alckmin, por meio de sua assessoria.

 

O grupo também enviou questionamentos sobre o tema ao governo federal em setembro, mas, segundo Abramo, não obteve resposta.

 

“Não é plausível que a cartelização tenha acontecido só em um mercado regional. A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) precisaria responder”, diz.

 

(Fonte: Folha SP)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *