Notícias

Riva cobra mais poder para os deputados e emancipação

A PEC altera competências dos legislativos em relação a direito processual, assistência social, trânsito e transporte, propaganda comercial, direito agrário, licitação e contratação e diversões e espetáculos públicos.

 

 

O presidente da Assembléia José Riva (PP) se encontrou na tarde desta quarta-feira (08) com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele participou de uma comitiva de dez deputados de seis estados brasileiros, a maioria presidentes dos parlamentos estaduais. Eles foram pedir apoio de Sarney apoio para a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que prevê a ampliação do poder dos deles.

 

A PEC altera competências dos legislativos em relação a direito processual, assistência social, trânsito e transporte, propaganda comercial, direito agrário, licitação e contratação e diversões e espetáculos públicos, entre outros temas, que hoje são de competência é exclusiva do Congresso Nacional.

 

Outro motivo do encontro no Senado foi a entrega da Carta Amazônica de Cuiabá, documento aprovado em reunião recente do Parlamento Amazônico, ocorrida na Capital mato-grossense. O Parlamento Amazônico é uma instância que agrega as Assembleias dos nove estados da Amazônia Legal. A carta apresenta uma série de reivindicações dos parlamentares, entre os quais mais autonomia para tomar decisões de interesse específico de cada Estado.

 

Um exemplo é a legislação sobre a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. A emenda constitucional 15/96, que deu uma nova redação ao parágrafo 4º do artigo 18 da Constituição Federal estabelece que essas situações serão regidas por lei estadual. Mas condiciona à existência de uma lei complementar. Pedimos apoio do presidente José Sarney para o encaminhamento dessa questão. Ele avisou que já iniciativas nesse sentido e prometeu ajudar a agilizar, afirmou Riva ao RDNews .

 

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *