Notícias

Elmano Férrer confirma ampliação do aeroporto de Bom Jesus

Boas notícias chegam de Brasília: o Ministério da Infraestrutura autorizou o Governo do Piauí a realizar a licitação das obras de reforma do aeroporto regional de Bom Jesus, no sul do estado. As obras representam um investimento de R$ 28 milhões. A maior parte dos recursos – cerca de 77% – sairá do Governo Federal, via Fundo Nacional de Aviação Civil. O restante (23%) será a contrapartida do estado.

“Estes investimentos permitirão a plena reconstrução do Aeroporto de Bom Jesus. Uma grande obra vista como prioridade pelo Governo Federal e que, para sair do papel, conta com o compromisso do ministro Tarcísio Gomes de Freitas”, explica o senador Elmano Férrer, vice-líder do Governo no Senado.

Conforme o parlamentar piauiense, a reconstrução do aeroporto a primeira etapa de licitação contempla as obras no conjunto de pistas, no pátio das aeronaves e nas demais infraestruturas básicas. O projeto prevê a reconstrução da pista de pouso e decolagem, que tem 1.200m de comprimento e 30m de largura. Também prevê uma nova pista de taxiamento de aeronaves, estacionamento de automóveis, cerca operacional, regularização de faixas, drenagem do sítio, além da implantação de áreas de segurança nas cabeceiras da pista.

O edital de licitação será publicado pelo Governo do Estado e o cronograma prevê a conclusão da primeira etapa das obras em 18 meses a partir a assinatura da ordem de serviço.

Com a reforma concluída, o Aeroporto Regional de Bom Jesus estará apto para operações visuais noturna e diurna e terá condições de receber aviões turboélices de até 40 passageiros.

“A reconstrução deste aeroporto é muito importante para o Piauí e, especialmente, para Bom Jesus e os outros municípios do sul do estado, porque abre novas perspectivas para a economia daquela região”, avalia Férrer.

Obras para desenvolver o Piauí

O senador lembra que a reconstrução do Aeroporto de Bom Jesus faz parte de um conjunto de obras financiadas pelo Governo Federal com o objetivo de melhorar a infraestrutura e desenvolver o agronegócio no estado. “O Piauí está sendo transformado por estas grandes obras. Na região dos cerrados, na fronteira agrícola do Matopiba, promissora pelo potencial do agronegócio, podemos destacar o alargamento da BR-135, a nossa ‘Rodovia da Soja’, e a nova ponte sobre o Rio Parnaíba, na BR-235, ligando o município de Santa Filomena-PI a Alto Parnaíba-MA, que será entregue no final deste ano, e transformará o escoamento da produção de grãos da região”.

Elmano Férrer elenca outras grandes obras que estão saindo do papel a partir das ações e investimentos do governo federal: “As obras da BR-235 estão a pleno vapor. Além disso, temos a inclusão, no programa Pró-Brasil, do trecho piauiense da BR-330, incluindo a nova ponte que liga os nossos cerrados ao município de Tasso Fragoso, no Maranhão”.

Também estão em curso obras de recuperação e conservação da BR-135, de Bom Jesus à divisa com a Bahia. E como resultado da gestão de Elmano Férrer, os cerrados piauienses receberam, no ano passado, uma nova superintendência da Caixa Econômica Federal, em Bom Jesus. Este grande leque de ações tem contribuído decisivamente para impulsionar o agronegócio na região.

Fonte: Piauí Hoje

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *