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Dnit-AM/RR retoma licitação para supervisão de obras da BR-174

O trecho licitado vai do quilômetro 0 ao 107 (Manaus/Presidente Figueiredo)

 

 

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Amazonas e Roraima retomou, nesta terça-feira (23/08), a licitação para a seleção de empresa especializada na supervisão, coordenação e controle de obras de revitalização da BR-174, no trecho entre o quilômetro zero e o 107 (Manaus – Presidente Figueiredo), cujas obras de manutenção são executadas pela empresa Delta S/A.

A reabertura foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). A Concorrência nº 60/2011 havia sido suspensa pelo então ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, em 5 de junho deste ano, junto às demais obras do Dnit e da Valec, estatal responsável por obras em ferrovias.

A medida foi adotada, segundo a assessoria do Dnit-AM/RR, para dar suporte às investigações, iniciadas na pasta após publicação de reportagem na revista “Veja”, a qual apontava pagamento de propina e superfaturamento nas obras do ministério. A suspensão foi válida por 30 dias e, no início do mês de agosto, os processos começaram a ser reabertos. No caso da referida licitação, a reabertura se deu na última segunda-feira, mas só foi publicada hoje.

O lote licitado as obras de revitalização foram recentemente finalizadas. Contudo, o contrato da Delta S/A segue até o final de 2014 para serviços de manutenção na pista. A empresa contratada supervisionar a execução dos serviços.

Conforme a assessoria, a BR-174 tem 974 quilômetros de extensão, dos quais 255 estão no território do Amazonas e 719 em Roraima. O trecho no Amazonas é dividido em dois lotes de obras de revitalização. O primeiro vai de Manaus ao município de Presidente Figueiredo, o qual está concluído e o segundo, executado pela mesma empresa, segue até a divisa com o estado de Roraima e tem previsão de conclusão para dezembro deste ano. Juntos, os contratos somam R$ 207 milhões.

Já em Roraima, o Dnit informa que a rodovia está dividida em cinco lotes. Os contratos são feitos através de convênios do Dnit com a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado de Roraima. 

Denúncias

As denúncias publicadas pela revista “Veja” fizeram com que Alfredo deixasse o cargo e que seus aliados fossem demitidos por ordem da presidente Dilma Rousseff em uma sequência de atos denominados “faxina” no Ministério dos Transportes e órgãos executivos, além de culminar no afastamento do Partido da República, presidido por Nascimento, da base aliada da Presidência da República.

(FOnte: A Critica)

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