Notícias

Deputado cobra do Estado término de licitação de linhas de ônibus na RMR

Nesta terça-feira (30), durante a reunião plenária remeto da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Romero Sales Filho (PTB) cobrou andamento para licitação de linhas de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR). Para o parlamentar, o tempo de duração do processo é “uma celeuma que já dura oito anos”.

Segundo Romero Sales Filho, o processo precisa ocorrer para que as linhas de transporte público coletivo sejam fiscalizadas pelo poder público. Lançado em 2012 com a previsão de melhorias do transporte, um dos objetivos da licitação é que as operações das linhas de ônibus tenham obrigações contratuais. Isso daria regulamentação quanto à prestação dos serviços por parte da iniciativa privada.

“São anos sem parâmetros e sem diretrizes e uma conta que pesa, no bolso e na vida dos milhares de usuários. Enquanto esse roteiro caminha, sem previsão para acabar, a população paga o preço com um transporte público de péssima qualidade”, disse o deputado.

“É fundamental que esse processo seja concluído, afinal, com o sistema de transporte público licitado, as empresas e o governo terão obrigações contratuais, e o não cumprimento delas acarretará multas e advertências, com risco, inclusive, de perda da concessão”, acrescentou. A concessão é uma ferramenta importante, inclusive para que o Grande Recife Consórcio possa, de fato, monitorar os contratos.

Sales Filho criticou o transporte público de Pernambuco em sua fala. Para ele, o serviço oferece “tarifas altas, superlotação, sucateamento, desrespeito e falta de transparência com o serviço público”. O parlamentar citou o que chamou de “falta de transparência” quanto aos créditos expirados do Vem.

“Não podemos deixar que os milhares de usuários sejam penalizados por isso. Em fevereiro, fomos informados que a licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife seria refeita, mas não tivemos avanço. Precisamos saber por que a novela das concessões ainda se arrasta, e, para onde foram os créditos expirados dos usuários. O sistema e os recursos pertencem ao povo pernambucano”, disse Romero Sales Filho.

(Fonte: Diário de Pernambuco)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *