Notícias

Debates sintonizados com as preocupações da sociedade

Florestas, produção de alimentos, rumos da economia e consumo de drogas estiveram entre os temas que ocuparam os senadores no primeiro semestre legislativo

 

No primeiro semestre de 2011, o Senado democratizou ainda mais o debate sobre alguns dos mais cruciais temas para a sociedade, como a reforma do Código Florestal, os rumos da economia e o aumento do consumo de drogas pela juventude. Como parte da diretriz de ampliar a interação do Legislativo com a sociedade, as comissões permanentes realizaram mais audiências públicas, inclusive em outras cidades, e criaram subcomissões para enfrentar assuntos que merecem tratamento especial.

 

Um dos debates mais acalorados ocorreu em torno da reforma do Código Florestal, tema de diversas audiências promovidas principalmente pelas comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente, (CMA). Os senadores puderam colher análises e contribuições de especialistas e representantes do governo e da sociedade civil sobre temas como o pagamento por serviços ambientais, áreas de proteção, reserva legal e preservação ambiental.

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) enfatizou o aumento do consumo de alimentos por parte dos países emergentes, que vêm apresentando significativo crescimento econômico, e defendeu prioridade a uma maior produção de alimentos, sem necessariamente incorporar novas áreas de terra. Nessa mesma linha de aumento da produtividade, a Escola Superior de Agricultura (Esalq-USP) sugeriu a recuperação de áreas devastadas ou degradadas e a instituição de formas de compensação para os produtores que preservarem os ecossistemas.

 

Obras da Copa

 

Os preparativos para que o Brasil sedie a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 também foram destaque. Preocupados com a envergadura das obras necessárias e com possíveis irregularidades nas licitações, os senadores criaram duas subcomissões para debater esses temas.

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *