Notícias

Custo da energia vai ser menor, diz Lobão

Segundo ele, os novos contratos vão levar em conta a diminuição dos investimentos que foram feitos pelas empresas.

 

 

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu nesta terça-feira (23) que a decisão do governo sobre as concessões do setor elétrico, que começam a vencer a partir de 2015, vai priorizar o preço mais justo da energia para o consumidor. Segundo ele, os novos contratos vão levar em conta a diminuição dos investimentos que foram feitos pelas empresas.

 

“Independentemente da decisão pela licitação ou prorrogação, o custo da energia para os consumidores será menor porque os novos contratos de concessão vão capturar o efeito de amortização das usinas. A sociedade brasileira e os agentes setoriais podem ficar tranquilos”, disse Lobão, ao participar de uma audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos do Senado.

 

Em 2015, mais de 65 usinas hidrelétricas terão suas concessões expiradas, o que representa 18,2 mil megawatts, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além das hidrelétricas, oito usinas térmicas também terão suas concessões vencidas a partir de 2015, o que soma mais de 2 mil megawatts de potência.

 

O governo pode alterar a legislação atual, renovar as concessões ou realizar novos leilões, como prevê a Lei 9.074, de 1995. A lei determina que, após término da concessão, os empreendimentos são devolvidos para as mãos da União.

 

“Estou certo de que a sociedade só tem a ganhar com esse processo e o setor elétrico vai confirmar o acerto do modelo em vigor. Ao contrário do que vem sendo dito, temos tempo para adotar, juntos, uma decisão serena e a mais adequada ao País”, disse o ministro.

 

(Fonte: Agência Brasil)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *