Notícias

Cumprimento da Lei do Aprendiz como critério de contratação é rejeitado na CMC

Com 17 votos contrários, 11 favoráveis e 1 abstenção, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) rejeitou, nesta terça-feira (29), o projeto de lei que condicionava as contratações do Município às empresas em dia com a lei federal 10.097/2000. Conhecida como Lei do Aprendiz, a norma exige um percentual mínimo de jovens empregados neste regime conforme o tamanho da empresa. A votação aconteceu em sessão plenária remota, que foi transmitida pelas redes sociais e está disponível no YouTube do Legislativo.

A Lei do Aprendiz prevê que empresas de médio e grande porte devem ter de 5% a 15% do seu quadro de colaboradores composto por aprendizes, entre 14 e 24 anos de idade. O percentual é calculado sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional. Segundo a proposta (005.00032.2018) a exigência para que as empresas comprovassem o cumprimento da norma deveria constar nos editais de licitação para a compra de bens, contratação de obras ou para prestação de serviços.

O projeto era assinado pelos vereadores Felipe Braga Côrtes – atualmente licenciado da CMC – e Professor Euler, ambos do PSD. Ao defender a proposta, Euler explicou que se tornou coautor para que a iniciativa tivesse chance de ser votada pelo plenário. “O projeto é simples, mas eficiente para favorecer a contratação de aprendizes no município. Ele não cria qualquer obrigação às empresas; apenas exige que a prefeitura tenha o cuidado de contratar, mediante licitações, apenas as empresas que demonstrem efetivamente o cumprimento da lei federal”, esclareceu.

Os argumentos de Professor Euler, no entanto, não receberam apoio da maioria dos vereadores, já que 17 deles foram contrários e derrubaram a proposta, seguindo a orientação do líder do governo na CMC, Pier Petruzziello (PTB). Para justificar sua posição, o vereador defendeu que a exigência prevista no projeto – incluindo nos editais de licitação, “a necessidade de contratação dos aprendizes pelas empresas” – pode ser entendida como uma condição discriminatória, beneficiando apenas empresas de médio e grande porte.

Único a justificar o voto contrário, além de Pier, Bruno Pessuti (Pode) esclareceu que não foi favorável à proposta porque o momento da votação seria “inoportuno”. “É um protesto que faço, pois as escolas continuam fechadas. Os jovens aprendizes podem trabalhar, mas não podem estudar nas suas escolas. [Eles] têm que ficar em casa para aulas online”, completou.

Do outro lado, vereadores que integram os partidos MDB, PSD, PT, PDT e Patriota se posicionaram favoráveis ao projeto, destacando que ele visava o fomento à profissionalização dos jovens, proporcionando a oportunidade do primeiro emprego. Líder da oposição, Noemia Rocha (MDB) citou que a norma, se fosse aprovada, traria uma aproximação entre Poder Público, instituições que promovem capacitam e empresas que querem ser contratadas pela prefeitura. Cacá Pereira (Patriota), por sua vez, disse acreditar que a iniciativa viria para “potencializar aquilo que já existe”. “Ela não atrapalha. Ela soma”, complementou.

Além deles, também participaram da discussão, manifestando-se favoravelmente à matéria: Professora Josete (PT), Dalton Borba (PDT), Marcos Vieira (PDT), Professor Silberto (MDB) e Mestre Pop (PSD). Com a rejeição pelo plenário, o projeto será arquivado pelo Legislativo.

Fonte: Jornale

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *