Notícias

CPTM faz licitação para diminuir tempo de espera dos passageiros na Linha 12-Safira

Expectativa é que intervalo seja de 3 minutos, 3 a menos que a média atual; neste ano, a linha registrou 27 falhas no sistema.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou, nesta quinta-feira (18), um edital de licitação para a prestação de serviços especializados de engenharia na Linha 12-Safira.

O objetivo é diminuir o tempo de espera dos trens para 3 minutos na maior parte da linha (entre as estações Tatuapé e Calmon Viana) –atualmente, o intervalo médio é de pouco mais de 6 minutos.

Só em 2019, a Linha 12 registrou 27 falhas, sendo 14 delas nos trens e cinco em equipamentos de via, segundo a apuração da TV Globo.

A sessão pública para o processamento da licitação e recebimento de propostas acontecerá em 24 de setembro, e o modelo do processo é o de menor preço –ou seja, vence a licitação o interessado que apresentar a melhor oferta para o serviço.

Segundo o documento disponibilizado pela CPTM, a licitação prevê a prestação de serviços especializados de engenharia para a criação do projeto executivo, o fornecimento e implantação de uma tecnologia de áudio frequência (AF) e sinais automáticos entre Tatuapé e Calmon Viana.

A licitação ainda prevê a admissão de interessados na forma de consórcio e o prazo de execução do serviço é de 18 meses, a contar da data de assinatura do contrato.

Sistema atual
Atualmente, a Linha 12 utiliza o sistema ATC (Automatic Train Control), de controle automático de trens. Esse sistema opera em “blocos”, ou seja, os trens ficam com grandes espaços entre uma composição e outra, o que gera um maior tempo de espera para o passageiro.

Com a implantação da nova tecnologia, segundo a previsão do CPTM, os trens poderão operar mais próximos uns dos outros, o que possibilita a inserção de mais composições na linha, aumentando a velocidade de circulação e reduzindo o tempo de espera.

(Fonte: G1 – São Paulo)

Related posts
Notícias

PCDF investiga empresários que usaram robô para fraudar licitação

Suspeitos criaram softwares proibidos para dar lances automáticos em pregões eletrônicos…
Read more
Notícias

Aberta licitação para construir sede do MP em Nova Mutum; investimento de R$ 4,2 milhões

A prefeitura de Nova Mutum divulgou no Diário Oficial do Estado que as empresas interessadas em…
Read more
Notícias

Governo revê licitação de R$ 147 milhões

O governo do Estado suspendeu licitação para contratação de uma empresa para gerenciar a…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *