Notícias

CPTM anuncia 2ª licitação para supervisão de obras da estação Francisco Morato

Edital foi publicado no último dia 6; estação opera de maneira provisória há quase 9 anos.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou no início do mês a segunda licitação para a supervisão das obras de construção da estação Francisco Morato da Linha 7-Rubi. Essa estação opera de maneira provisória desde 2010 (veja mais abaixo).

O novo processo licitatório foi necessário já que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pediu a retificação do primeiro documento, em fevereiro de 2018, sob alegação de “tratamento desigual de licitantes”. A CPTM, no entanto, decidiu lançar um novo edital.

Além da supervisão das obras de reconstrução em Francisco Morato, a nova licitação também prevê que a empresa vencedora supervisione as obras de acessibilidade de outras seis estações: Lapa, Piqueri, Pirituba, Vila Clarice, Botujuru e Campo Limpo Paulista.

O vencedor da nova licitação será aquele que apresentar a melhor combinação de preço e estudo técnico. A primeira sessão pública para o recebimento das propostas está prevista para o dia 13 de novembro.

Histórico
Desde 7 de novembro de 2010 os usuários da Linha 7-Rubi, gerenciada pela CPTM, utilizam uma estação improvisada para acessar a malha ferroviária de São Paulo.

Apelidada de “estação de lata”, o dispositivo conta com acesso reduzido, sem elevadores de acessibilidade, mas com uma rampa que vai da entrada da estação às plataformas.

Em novembro de 2017, o governo do estado, ainda sob o comando de Geraldo Alckmin, assinou o contrato para a implantação da estação pelo consórcio Spavias-Telar. O valor desse contrato é de R$ 114,9 milhões.

A expectativa é que a nova estação Francisco Morato tenha 6 mil m² de área construída, além de três plataformas, cinco escadas rolantes, três elevadores e todos os dispositivos necessários para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e gestantes.

Notas oficiais
Em nota, o Tribunal de Contas do Estado informa que esta nova licitação em aberto pela CPTM é um novo edital promovido pelo órgão em decorrência da extinção do edital anterior. O anterior foi analisado pelo TCE, que deu procedência parcial a representações interpostas contra o certame.

Em nota, a CPTM informa que o edital de licitação número 8138190001, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 6 de setembro de 2019, refere-se à contratação de prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para a supervisão de obras da Linha 7-Rubi da CPTM.

As obras da estação Francisco Morato estão em andamento e a previsão é que elas sejam concluídas no final de 2020.

(Fonte: G1 – São Paulo)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *