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CPTM abre licitação para selecionar empresa que vai supervisionar obras da expansão da linha 9

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos abriu mais uma licitação referente à expansão da linha 9-Esmeralda para Varginha, no extremo sul da capital paulista.

Desta vez, a concorrência é para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão de obras da extensão.

O edital deve ser disponibilizado ainda nesta terça-feira, 21 de julho de 2020, e a sessão com a abertura das propostas foi marcada incialmente para ocorrer no dia 25 de setembro.a terça-feira, 21 de julho de 2020, e a sessão com a abertura das propostas foi marcada incialmente para ocorrer no dia 25 de setembro.

O Diário do Transporte noticiou que em 27 de junho de 2020, a CPTM publicou o aviso de duas licitações relacionadas à expansão. Um das concorrências é para serviços técnicos especializados de engenharia para execução das obras de travessias de drenagem dos lotes 1 e 2 da extensão da linha 9. O edital vai ser publicado na próxima segunda-feira, 29, e as propostas devem ser entregues no dia 22 de julho, se não houver adiamentos.

A extensão da linha foi dividida em dois lotes, sendo o lote 1 do atual terminal Grajaú à futura estação intermediária Mendes/Vila Natal e, o lote 2, de Vila Mendes/Natal ao futuro terminal Varginha.

A outra licitação referente à expansão é para fornecimento de grupo gerador, com serviços de instalação, para a futura estação Mendes /Vila Natal.

PREVISÕES:

Como mostrou o Diário do Transporte, a retomada das obras da estação Varginha, no extremo da Zona Sul da capital paulista, ocorreu em janeiro de 2020. A promessa do governador João Doria, na ocasião, era de entrega da estação em julho de 2022. A obra estava parada desde 2015 por causa de problemas em relação aos contratos.

Também no mesmo dia, 18 de janeiro de 2020, o presidente da CPTM, Pedro Moro, disse que o terminal de ônibus terá em torno de 10 mil metros quadrados e plataformas cobertas para embarque e desembarque.

A estação Varginha da CPTM terá cinco mil metros quadrados de área, quatro andares com acessos e mezaninos e deve receber em torno de 50 mil passageiros por dia.

O custo total da obra, de acordo com o governador João Doria, será de R$ 152 milhões, com recursos do governo de São Paulo e também da União.

Já no dia 11 de janeiro de 2020, em visita às obras da estação Vila Natal Mendes, intermediária da extensão, o presidente da CPTM disse ao Diário do Transporte que a previsão de entrega do lote 01 da extensão era até o final de 2020.

Fonte: Diário do Transporte

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