Notícias

Coordenadoria Macaé 200 anos divulga ações

Macaé completa 200 anos daqui a 851 dias e agenda de comemorações está todo a vapor através de várias atividades desenvolvidas pela Coordenadoria Extraordinária Macaé 200 anos (COOEX).

 

Para este ano, já está programado um concurso artístico, exposições, lançamento de livros e cartilha, além da reforma do Clube Ypiranga. E para o próximo, novos projetos como um filme sobre a história do município, assim como grupos de dança e de teatro, que farão o trabalho de recuperação da identidade de Macaé desde sua criação até os dias de hoje.

 

A primeira fase do programa idealizado para o Bicentenário do município, através de propostas que se distinguem em duas linhas: projetos e concursos, como o concurso “Pintando Macaé”; “Fotografando Macaé”; “Cantando Macaé” (escolha de hino alusivo aos 200 anos e festival de música); “Crie o Selo 200 anos”; “Crie o Monumento Comemorativo dos 200 anos”; e “Crie o Bolo Comemorativo dos 200 anos”. Mais informações sobre o concurso para os interessados em participar devem acessar o site www.macae200anos.com ou pelo telefone (22) 2772-6575.

 

O coordenador geral do programa, Ely Peron Frongilo, conta que há um ano e meio uma equipe formada por 16 pessoas planeja todas as atividades a serem desenvolvidas até chegar a data do aniversário de Macaé.

 

– Ainda este ano estão previstas três exposições que serão realizadas aqui mesmo na sede da Coordenadoria, como a exposição “Di Cavalcanti visita Macaé”, em parceria com uma instituição francesa; “Macaé dos anos 70”, de autoria do fotógrafo Dunga; e a exposição de “Documentos Históricos do Poder Judiciário”, explicou o coordenador.

 

Ely Peron também adiantou que serão lançados ainda este ano o livro “Macaé em todos os tempos”, retratando personalidades da sociedade macaense mais ilustres ao longo desses 200 anos, além de uma cartilha chamada “Você sabia? 200 outras curiosidades sobre Macaé”, que será distribuída durante os eventos das comemorações do aniversário da cidade, em julho deste ano. Em breve a coordenadoria também divulgará um filme documentário chamado AB Ser destinado ao público idoso, da roteirista mineira Mariana Luíza, que reside em Macaé desde seus 6 anos de idade.

 

Outros ideias também estão sendo planejados para o próximo ano, em solicitação do prefeito Riverton Mussi, como o filme “Macaé 200 anos”; e os projetos “Dançando Benedito Lacerda”, através de uma turnê de um grupo de dança entre todas as unidades de ensino de Macaé, e o “Contando nossa História”, criado por um grupo teatral através de um texto infanto-juvenil, que também percorrerá unidades escolares e outras instituições do município.

 

A reforma do Clube Ypiranga, sede da coordenadoria do programa, está com o processo de licitação da reforma já encaminhado, com a perspectiva de colocar o mais próximo possível do que o prédio era no passado. Após a reforma, o local funcionará como o Museu dos 200 anos de Macaé.

 

– Estamos abertos à doação de peças para a formação do acervo do futuro Museu. Até o momento já temos a foto de Benedito Lacerda, a farda acompanhada da foto do ex-prefeito do município, Sizenando Fernandes de Souza, doada por uma de suas bisnetas, e todos os troféus do Clube Ypiranga, contou Peron.

 

O coordenador geral finaliza que a equipe está programando uma “Festa do Reencontro”, reunindo mais de mil macaenses ou pessoas com parentesco em Macaé que estão fora da cidade há anos. O evento deve ser realizado ano que vem com o objetivo de sensibilizá-los e aproximá-los do município para que todos possam estar juntos em 2013 para a grande festa dos 200 anos de Macaé.

 

(Fonte: Prefeitura Municipal de Macaé)

Related posts
Notícias

Prefeitura inicia licitação para executar obras no aeroporto de Sorriso

A prefeitura de Sorriso abriu procedimento licitatório para contratar a empresa que vai elaborar o…
Read more
Notícias

Juiz é afastado por suspeita de favorecimento à empresa em licitação do Porto Seco de Anápolis

TRF-1 impediu juiz Alaor Piacini de julgar a causa após comprovado que seu filho, Odasir Piacini…
Read more
Notícias

Com licitação concluída, obra para recuperar passarela começa na semana que vem

Garantia foi dada pelo secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter Galina…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *