Notícias

Contrato sem licitação do transporte escolar e redução de ônibus circulares são temas de reuniões de comissões nesta terça-feira

Os encontros estão, respectivamente, agendados para as 10h30 e 11h30, na sede do Poder Legislativo de Bauru

O contrato emergencial para o serviço de transporte escolar e problemas apontados no transporte coletivo urbano de Bauru são temas de reuniões chamadas por comissões da Câmara Municipal para esta terça-feira (02/02).

Às 10h30, serão ouvidos representantes do jurídico da Prefeitura e a secretária municipal de Educação, Isabel Miziara.

Em trabalho conjunto, a Comissão de Fiscalização e Controle e a Comissão de Serviços Públicos e Transportes apuram a contratação, sem licitação, da empresa Oswaldo Brambilla, por até quatro meses, pelo valor de até R$ 4 milhões.

Trata-se da empresa que já prestava o serviço de transporte de alunos da rede pública.

A vigência do contrato, contudo, findou em 23 de março, e, após quatro renovações anuais, não havia possibilidade legal para mais uma extensão do compromisso.

Como o processo licitatório para a assinatura de outro contrato não foi concluído a tempo, a administração estabeleceu novo vínculo com a Brambilla.

No início de maio, as comissões solicitaram toda a documentação do caso, e, após análise preliminar, farão questionamentos à secretária de Educação.

Há, no processo, manifestação contrária do jurídico da Prefeitura, apontando a inexistência de respaldo para a dispensa da licitação.

“Consta que, em razão da quarentena e da suspensão das aulas, não houve pagamento para a empresa a partir do novo contrato. É preocupante, porém, a notícia de que o Tribunal de Contas suspendeu o edital de licitação. Não se sabe se será concluída a tempo do retorno das atividades escolares”, observou o vereador Mané Losila, presidente da Comissão de Transportes.

Circulares

Às 11h30, o colegiado parlamentar espera representantes da Emdurb, gerenciadora o transporte coletivo urbano, e das duas empresas concessionárias que operam o serviço em Bauru.

A superlotação dos ônibus em decorrência da redução da frota em circulação durante a quarentena motivada pela pandemia da COVID-19, mesmo após a retomada parcial do comércio e de outras atividades econômicas, nesta segunda-feira, foi discutida durante a Sessão Legislativa de hoje.

Vereadores cobraram a tomada de providências da administração, apontando o alto risco de transmissão do novo coronavírus no interior dos veículos.

Líder do governo e membro da Comissão de Transportes, Markinho Souza (PSDB), afirmou que o prefeito Clodoaldo Gazzetta cogita mover ação para cassar a concessão das empresas responsáveis, que não teriam acatado a determinação para a retomada da tabela normal de operação dos ônibus.

O parlamentar ponderou, entretanto, que tal medida não pode ser tomada sem que haja alternativas para garantir a continuidade do serviço.

Comissões

A Comissão de Fiscalização e Controle é presidida pelo vereador Luiz Carlos Barbosa (Republicanos). Também são membros Ricardo Cabelo (Republicanos), Natalino da Silva (PV), Mané Losila e Markinhos Souza.

Os dois últimos, respectivamente, são presidente e integrante da Comissão de Serviços Públicos e Transportes, composta ainda pelo parlamentar Luiz Carlos Bastazini (PTB).

(Fonte: Câmara Municipal de Bauru)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *