Notícias

Com movimento, população reclama da dificuldade em registrar BO, no PI

Só podemos realizar os serviços com a presença do delegado, diz sindicato. População está sem alternativa para conseguir registrar queixas de crimes.

Há um mês e meio os policiais civis do Piauí iniciaram o movimento Polícia Legal, que protesta contra as condições de trabalho e por melhorias salariais da categoria. Mas, a população reclama de serviços que estão deixando de ser prestados, como o registro de boletim de ocorrência (B.O) nas delegacias.

De acordo com uma vítima de assalto, que preferiu não se identificar, a falta do registro da ocorrência ressalta a sensação de impunidade vivida pela população. “Neste mês, tive o carro levado por assaltantes em plena luz do dia, na Zona Sul de Teresina. Fui à delegacia especializada prestar queixa, mas chegando lá os policiais de plantão, disseram que só poderiam registrar o BO com a presença do delegado”, disse.

 

Para o diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, Hermegildo Ribeiro, a ação tem sido comum nas delegacias. “Estamos de acordo com a lei, não podemos registrar um BO sem a presença do delegado. Infelizmente, temos que realizar este movimento para cobrar melhorias para a categoria. Não temos a estrutura básica para atender bem a população, por exemplo, as viaturas estão com documentação irregular e os coletes à prova de bala vencidos”, reclama Hermenegildo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Delegados do Piauí, Tiago Dias, não há obrigação legal da presença do delegado para registro de um boletim de ocorrência. “Este serviço pode e deve ser realizado porque qualquer profissional que esteja de serviço. Até mesmo, porque este mesma queixa pode ser realizada pela internet”, destaca Tiago Dias.

Por meio de nota a secretaria de segurança informou que foi aberta uma licitação para a compra de novos coletes a prova de bala. Já a documentação de todos os veículos da secretaria já está sendo regularizada e que será inaugurado um anexo na central de flagrantes, onde poderão ser registrados boletins de ocorrência, 24 horas por dia.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *