Notícias

Cinco empresas comparecem à licitação para assumir administração da UPA em Divinópolis

Certame presencial foi realizado nesta segunda-feira (8) para entrega dos documentos solicitados pera Prefeitura.

De sete empresas qualificadas para o processo licitatório, apenas cinco apareceram na entrega dos documentos solicitados pela Prefeitura de Divinópolis para assumir a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto nesta segunda-feira (8).

Em nota, a Prefeitura de Divinópolis afirmou que todas as cinco empresas que compareceram à entrega dos documentos decidiram por um prazo de cinco dias para a apresentação de algum recurso. Desta forma, segundo o município, o processo licitatório será retomado na próxima semana. A data não foi informada.

Segundo o Executivo, 11 empresas se interessaram pela gestão da UPA. Destas, sete se qualificaram para concorrer ao processo licitatório. Atualmente, a gestão da unidade é de responsabilidade da Santa Casa de Formiga. Contudo, o contrato terminará em 29 de setembro e não será renovado.

Administração da UPA
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis informou que não mantém contato direto com nenhuma das empresas participantes da licitação. As dúvidas e informações serão divulgadas por notas oficiais aprovadas por comissão de licitação.

A UPA Padre Roberto foi inaugurada no final de março de 2014 e tem capacidade para atender 450 pessoas por dia para atendimentos de pediatria, clinica médica, cirurgias de traumas e ortopedia. A unidade conta com 27 leitos de observação, sendo sete para crianças e 20 para adultos.

Atualmente, a UPA é administrada pela Santa Casa de Caridade de Formiga. No entanto, a instituição enfrenta uma crise financeira que culminou no atraso de salários e restrição do atendimento a casos de urgência e emergência no ano passado.

Além disso, o G1 divulgou nos últimos anos denúncias de prestação de serviço precária, filas, falta médicos, vagas e atendimento demorado.

Em abril de 2018, um relatório feito pela Comissão de Saúde da Câmara de Divinópolis apontou a existência de diversas irregularidades na estrutura física da UPA.

Reivindicações
No dia 14 de novembro de 2018, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Prefeitura de Divinópolis realizaram uma reunião em que ficou definido que a Semusa teria 30 dias para apresentar um plano com soluções para os problemas da UPA da cidade.

No final de novembro do mesmo ano, os médicos da UPA Padre Roberto iniciaram uma Operação “Tartaruga”. Eles reivindicavam o pagamento de salários atrasados. Somente casos de urgência e emergência, classificados pelo protocolo de Manchester com as cores amarelo, laranja e vermelho, eram atendidos.

(Fonte: G1 – Centro-Oeste)

Related posts
Notícias

Licitação do transporte: Consórcio remarca lançamento para 7 de maio

A mudança ocorre devido à grande demanda para análise das sugestões enviadas pela população…
Read more
Notícias

Aleto e TCE-TO promovem curso sobre a Nova Lei de Licitação

Evento acontece até terça-feira, 23, na sede do Instituto de Contas 5 de Outubro, em…
Read more
Notícias

PG abre licitação de quase R$ 8 mi para formar 'muralha digital'

Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública outro objetivo é localizar veículos com…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *