Notícias

Caxias do Sul lança licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Caxias do Sul, cidade gaúcha com população de mais de 500 mil habitantes, vai licitar o transporte coletivo.

A data de abertura das propostas ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2019.

Em 14 de novembro a Prefeitura realizou audiência pública onde apresentou e debateu com a comunidade o projeto básico do edital de licitação para concessão do transporte coletivo urbano.

A proposta estima que o novo formato do transporte público no município passará a funcionar a partir de maio do próximo ano.

Na audiência pública o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul, Cristiano de Abreu Soares, deixou claro para a população que o estudo parte de duas premissas: “uma é que haverá duas empresas e a outra que é a tarifa será mais baixa que a atual. E elas serão atendidas”.

Há quase duas décadas Caxias tem apenas uma empresa operando, a Viação Santa Tereza (Visate). O fim do monopólio existente no transporte público foi um compromisso assumido pela administração municipal desde o início da atual gestão do prefeito Daniel Guerra.

O objetivo da administração, segundo Soares, é que a concorrência possibilite mais qualidade na realização do serviço, impactando em menos atrasos, melhores veículos e uma tarifa justa e barata.

Para atendimento com duas concessionárias, a cidade será segmentada em dois lotes, também chamados de bacias operacionais.

A divisão ocorrerá por regiões: a bacia operacional 01 contemplando o transporte dos moradores dos bairros das regiões Leste e Oeste (abrangendo ainda as operações nas Estações Principais de Integração Floresta e Imigrante), enquanto o lote 02 englobará os bairros localizados nas regiões Norte e Sul da cidade.

Será criada ainda uma câmara de compensação tarifária, que promoverá o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

Além do transporte no perímetro urbano, o edital envolverá também a realização do serviço na zona rural da cidade, o chamado transporte intramunicipal. As empresas vencedoras da licitação também deterão a concessão para atender as localidades de Criúva, Fazenda Souza/Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí, Loreto, Nossa Senhora Aparecida/São Gotardo, além da inclusão da 3ª Légua, não prevista atualmente.

Com mais de uma empresa operando o serviço e a inclusão do transporte intramunicipal, a prefeitura informou que a forma de bilhetagem do sistema será alterada. Os cartões deverão ser adquiridos junto às concessionárias e poderão ser utilizados em todos os ônibus, incluindo os veículos operados por outra empresa.

A fórmula como será calculado os custos do serviço e, posteriormente, o valor da passagem, será revisto no novo edital. O novo edital prevê a utilização da metodologia criada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que contempla as deficiências da Geipot, e busca atender as necessidades dos gestores públicos na busca por um transporte público mais equilibrado e eficiente. A planilha já é utilizada em diversas cidades, incluindo Porto Alegre.

Outro fator é a idade média dos veículos. Atualmente, os ônibus têm vida útil de 6,9 anos. No novo edital, a utilização dos veículos será flexibilizada entre cinco e sete anos, que ficará a critério da administração municipal. O tempo máximo de utilização dos carros é um milhão de quilômetros ou 10 anos para veículos leves, 11 para pesados e 12 para os ônibus articulados.

(Fonte: Diário do Transporte)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *