Notícias

Carlinhos assina contrato e São José vai gerar energia do lixo


Aterro Sanitário vai produzir energia por meio de biogás

O esgotamento do Aterro Sanitário em São José dos Campos tem sido tema de discussão entre ambientalistas, especialistas e acadêmicos que procuram saídas para o lixo. Com a previsão de que o aterro da cidade teria apenas mais seis anos de vida útil, a Prefeitura de São José dos Campos e a Urbam anunciaram na tarde desta segunda-feira (27) duas importantes medidas: a geração de energia por meio do biogás e a ampliação do aterro sanitário.

Em uma cerimônia até modesta, devido a importância ambiental do tema, realizada na agora reformada Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade, o prefeito Carlinhos Almeida e o diretor-presidente da Urbam, Boanesio Ribeiro assinaram a autorização para geração de energia por meio do biogás do Aterro Sanitário. Chamou a atenção a pequena audiência presente, reforçada por alunos da Escola Vera Lúcia Carnevalli, e a ausência de ambientalistas ou membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Em seu discurso o prefeito Carlinhos Almeida dirigiu-se às crianças e explicou a importância da geração de energia gerada a partir do biogás para os alunos, que acompanharam a assinatura do contrato. “Estamos tratando do nosso futuro e buscamos soluções para que 100% do lixo que produzimos possa ser transformado sem a necessidade de ir para o aterro sanitário”.

Biogás

Atualmente, a Central de Tratamento do Aterro Sanitário realiza a captação, queima e eliminação de todo gás gerado pela decomposição do lixo. Com o novo serviço, o sistema passará a gerar energia a partir do biogás. O sistema é bem diferente de uma termelétrica (que usa a queima dos resíduos sólidos para gerar energia).
A partir da assinatura da ordem de serviço, a KR Energia Ltda – empresa vencedora da licitação – terá um prazo de 14 meses para começar a gerar energia. Ela irá implantar, operar e comercializar a energia gerada.
No aterro sanitário são depositadas uma média de 650 toneladas por dia de resíduos. O projeto de São José dos Campos será o sétimo de geração de energia a partir do biogás de aterro no Brasil.

O sistema vai gerar 3,12 MW de potência. O diretor-presidente da Urbam, Boanesio Ribeiro, explicou que além de valorizar um recurso que não está sendo atualmente aproveitado, o projeto contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito de estufa, e gerará energia renovável suficiente para o consumo de 25 mil habitantes – o equivalente a 9 mil residências.

A geração de energia a partir do biogás do Aterro da Urbam será também registrada junto aos órgãos técnicos da ONU, havendo a possibilidade de emissão de créditos de carbono pelo metano coletado e destruído bem como pela energia renovável produzida.

Ampliação do aterro sanitário

O diretor presidente da Urbam também informou sobre a ampliação do aterro sanitário de São José dos Campos. “Conseguimos fazer um bom projeto e a Cetesb emitiu parecer técnico com as diretrizes para o licenciamento da ampliação do nosso aterro”, esclareceu. O aterro possui vida útil de 5,5 anos e, com a ampliação, poderá ter mais 5,5 anos de vida útil.

(Fonte: Meon)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *