Notícias

Câmara de Uberaba aprova proposta de transmissão de licitações ao vivo pela internet

Objetivo é fazer com que o processo seja mais transparente e acessível. Projeto segue para apreciação do Executivo, que pode vetar ou sancionar a lei.

A Câmara de Uberaba aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei (PL) que torna obrigatória a transmissão ao vivo e on-line das sessões públicas de licitações presenciais realizadas pelo Poder Público na cidade. A aprovação ocorreu durante a primeira reunião ordinária de abril, realizada nesta segunda-feira (6). O projeto já havia sido aprovado em primeiro turno.

A proposta de autoria dos vereadores Agnaldo Silva (PSD) e Thiago Mariscal (MDB) também facilitar o acesso ao sistema eletrônico ativo em cada licitação eletrônica. O PL segue para apreciação do Executivo, que pode vetar ou sancionar a lei.

Assim como ocorreu no primeiro turno, o projeto teve um voto contrário do vereador Rubério dos Santos (MDB), líder do governo na Casa, por entender que a iniciativa irá gerar gastos ao Executivo. Pelo mesmo motivo, a proposta também teve voto contrário do vereador Luiz Dutra (MDB), que reassumiu a cadeira na Câmara após ter pedido licença para ser secretário municipal de Governo.

“Assim sendo, acredito que a proposta, que tem sua importância, deveria ser apresentada pela Administração Municipal e não pelo Legislativo”, afirmou Rubério.
Segundo Agnaldo Silva, a proposta torna a atividade licitatória mais transparente e acessível a qualquer cidadão que queira acompanhar e fiscalizar esse processo.

“A proposição defende também o direito constitucional à informação de órgãos públicos de interesse particular ou coletivo. A intenção é dar maior participação à população, não apenas pela publicidade, mas pela transparência advinda das transmissões ao vivo. Esse canal dará aos cidadãos a possibilidade de ter contato com um dos atos mais importantes do Poder Público, a destinação de suas verbas”, acrescentou.

(Fonte: G1 – Triângulo e Alto da Paranaíba)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *