Notícias

Bongiorno e Jonas assinam edital para a abertura da licitação da revitalização do Bosque da Matriz

 

Previsão é de que dentro de 45 dias aconteça a concorrência pública que definirá a empresa que assumirá a empreitada

O prefeito Bongiorno assinou, nessa terça-feira (16), em Curitiba, juntamente com o deputado estadual Jonas Guimarães, o edital para a abertura da licitação da revitalização completa da Praça João XXIII, conhecida popularmente como Bosque da Igreja Matriz. O projeto, elaborado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, foi aprovado pelo Paraná Cidade, que financia ao município R$ 815 mil para o empreendimento. A estimativa é de que dentro de 45 dias aconteça a concorrência pública que definirá a empresa responsável pela execução da obra.

“É muito satisfatório levar à Cianorte o que lhe é de direito e merecimento”, disse o deputado. “Desde que começamos esse projeto, buscamos pensar soluções que transformassem esse bosque em um espaço moderno e atrativo para passear, descansar e desfrutar de agradáveis momentos de lazer em família ou com os amigos e que oferecesse muita segurança” conta o prefeito Bongiorno. “Com a planta já concluída e sendo encaminhada para as demais etapas, temos a convicção de que essas melhorias transformarão o ‘coração’ da nossa cidade. Será um local mais moderno e que se consolidará como um importante centro de convivência”, conclui.

Na parte externa da praça, o projeto prevê a troca de toda a calçada, que hoje é de bloco de concreto sextavado, por ladrilho hidráulico. “Um material que além de ser mais interessante do ponto de vista estético, apresenta a maior durabilidade, uma vez que é construído sobre uma camada de concreto”, explica o engenheiro que acompanhará a execução, Bruno Baioni. O profissional estima que, com manutenções pontuais frequentes, o calçamento pode durar cerca de uma década.

Outra mudança pensada para o entorno do bosque é a construção de uma ciclofaixa, com pintura específica (vermelha) no asfalto, acompanhada dos “tachões” de sinalização para delimitar o espaço voltado aos ciclistas. Ela possuirá 800 metros de extensão. “Para que a circulação dessas pessoas aconteça de forma segura, evitando acidentes, e para ampliar o espaço de circulação pelas calçadas, iremos retirar os estacionamentos que ficam nessas laterais”, conta o engenheiro.

Quanto às mudanças internas, a Prefeitura pretende alargar uma das trilhas existentes – que fica ao final da Rua Quinze de Novembro. Com 200 m², o caminho deverá cruzar todo o bosque em linha reta e será adornado com bancos e pergolados de concreto, que futuramente podem ser cobertos com plantas. No centro do bosque, será instalado um chafariz com luzes. Tanto a parte interna, quanto externa, também receberá iluminação em LED.

(Fonte: Folha Regional de Cianorte)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *