Notícias

Belivaldo Chagas Discute Reforma Da Lei De Licitações

O projeto da nova Lei de Licitações foi aprovado no Senado em fevereiro de 2017 e em encontra-se em tramitação na Câmara desde setembro passado. O PL 6814/17 tem como objetivo substituir a Lei 8.666/93

O governador Belivaldo Chagas participou, na manhã desta quinta-feira (03), no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe, de Seminário que analisa proposta de nova lei de licitações (PLs 1292/95, 6814/17 e apensados), que está sendo discutida no Congresso Nacional. O debate foi promovido pela Associação Sergipana das Empresas de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) e reuniu empresariado da área, advogados, engenheiros, integrantes de comissões de licitação e membros da sociedade civil.

O projeto da nova Lei de Licitações foi aprovado no Senado em fevereiro de 2017 e em encontra-se em tramitação na Câmara desde setembro passado. O PL 6814/17 tem como objetivo substituir a Lei 8.666/93.

Para o governador Belivaldo Chagas é preciso rever a Lei das licitações e atualizá-la. “Eu acho esse debate um momento ímpar para nós. Nós estamos vendo na prática que não há mais condições de deixar a Lei do jeito que está. Hoje, está se tratando especificamente sobre obras públicas, mas eu iria mais além, no que diz respeito à aquisição de aparelho ou medicamento. Tem que haver uma diferença. Às vezes, precisa-se requerer com urgência certos medicamentos para poder acompanhar a saúde. Eu tenho acompanhado de perto as questões relacionadas ao Hospital de Urgência e nos deparamos com questões sobre falta de prótese e não se consegue fazer a cirurgia porque o mercado não tem, sendo necessário fazer um processo de licitação. Daí, ocorre o problema no processo e o paciente fica, 30, 40, 60 dias esperando. É preciso haver uma diferenciação e discutir dentro da realidade atual”, avaliou.

O deputado federal João Arruda, relator do projeto, acredita que o maior desafio na discussão da Lei é conciliar as diferentes visões sobre o processo de compras públicas. “Nós queremos promover mais segurança para todas as partes, eficiência na execução de contratos, e, sobretudo, o combate à corrupção, além de amenizar o desvio e o desperdício do dinheiro público”, disse.

Para o empresário Luciano Barreto, que preside a Aseopp, o debate possibilita ampliar o conhecimento sobre as mudanças no projeto de lei das licitações. “Esse debate vem ao encontro de toda uma luta da Associação no sentido que as obras possam ter início meio e fim, e que sejam feitas com qualidade. Quem vai se beneficiar é a sociedade. Na hora que se faz um investimento, a sociedade deseja que aquela obra seja feita com qualidade, tenha prazo, porque é em seu benefício que os impostos estão sendo aplicados”, colocou.

Mudanças

Entre os propósitos da nova legislação, estão o combate à corrupção nas compras governamentais e a facilitação da contratação e da execução dos contratos. As principais propostas são a que amplia a fiscalização por parte dos órgãos de controle, a que pede mais rigor com as empresas que apresentam uma proposta e desistem e a que determina que o poder público, ao atrasar pagamentos, corrigido os valores com juros de 12% mais a correção monetária.

O deputado federal João Arruda, disse, ainda, que o poder público tem que exigir que as empresas sigam a risca o que está no contrato, mas é preciso que o poder público também faça sua parte, garantindo os pagamentos em dia, e, para isso, precisa estabelecer prazos, dar mais agilidade para o processo de execução de qualquer cronograma. “Temos quer garantir a prevenção, através dessa nova legislação, que empresas não mergulhem o preço e depois não consigam realizar o serviço pelo qual foram contratadas. Nós queremos uma inversão de fases para que a seleção dessas empresas seja feita com rigor”, declarou.

Segundo o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ulisses Andrade, a Lei de Licitações se encontra muito defasada, o que cria várias dificuldades. “A gente quer uma lei correta, justa, para que todos esses problemas sejam recuperados. Espero que daqui saiam boas sugestões para Sergipe e para que realmente se aperfeiçoe melhor a Lei das Licitações. No Tribunal de Contas nos deparamos com todo tipo de problemas e dificuldades. É preciso que haja a contribuição de todos. A lei parece que é feita sempre para punir o administrador, mas é preciso também que dê condições e facilidades para que ele possa exercer sua função, que é administrar o dinheiro público, sendo fiscalizado e devidamente cobrado, mas com condições de ter uma administração tranquila e eficaz”, pontuou.

O Projeto de Lei traz avanços no sentido de exigir mais transparência na execução das obras públicas. Na opinião do secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o debate é muito positivo no sentido de que a lei precisa ser efetivamente revista.

“É uma lei de 1993 que precisa ser reformada, ser reformulada porque hoje não traduz a realidade. Você vê a quantidade de obras paralisadas, obras que precisam ser rescindidas. É inadmissível, por exemplo, que uma empresa que ficou como primeiro colocada não queira assinar o contrato e você seja obrigado a chamar o segundo com o preço do primeiro. Outra coisa, o licitante precisa dar mais garantias, por exemplo, precisa ter um seguro, porque se aquela obra no meio do caminho não tiver sucesso, a população não pode pagar esse preço, o setor público não pode”, frisou.

(Fonte: Faxaju)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *