Notícias

Anda SP: Nova licitação do transporte público de São Bernardo do Campo já prevê uso de aplicativos

Serviço está em fase de testes e é disponibilizado através de empresas de ônibus que contratam o aplicativo que oferece vans com internet e ar condicionado.

A nova licitação do transporte público de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, prevê o uso de aplicativos para apoiar o transporte coletivo na cidade. O serviço está em fase de testes e é oferecido através de empresas de ônibus que contratam o aplicativo para oferecer um serviço diferenciado de vans, com ar condicionado e internet, e definem as tarifas. O usuário pode comprar o seu assento pelo aplicativo e pegar o transporte em qualquer lugar ou em ponto de encontro.

“Nossa regra de negócio é só trabalhar com empresas concessionárias ou autorizadas pelo governo”, diz Milena Braga Romano, diretora da plataforma. Ela diz que o objetivo do transporte é diferenciado, pois oferece conforto, segurança e dá tranquilidade ao passageiro para ir e voltar do trabalho.

“Nós estamos dentro dessa nova licitação abrindo para o futuro concessionário para que ele possa usar todos os modais possíveis que tiver dentro da legalidade e dentro da tecnologia”, disse Ademir Silvestre, presidente da empresa do Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo.

Capital
A prefeitura pretende usar a tecnologia para criar políticas públicas e, entre as contrapartidas exigidas pelas empresas está o compartilhamento de dados.

“A partir do momento que eles entram na cidade e a população vai ganhando gosto e vai aceitando, a prefeitura começa as rodadas de negociação com as empresas dentro do processo, para quê? Para você criar uma regulamentação que estabeleça de que forma as empresas vão poder operar e de que forma o município de São Paulo vai ter para controlar e cuidar do sistema viário”, disse o Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

O professor de economia Rodrigo Moita acredita que a união da tecnologia com o transporte público pode ajudar a solucionar problemas de mobilidade na região metropolitana. “Esse processo histórico do surgimento de novas tecnologias, em geral, elas chegam e quebram a velha indústria. Elas modificam toda a estrutura do mercado. Isso acontece em vários setores e agora no transporte chegou. Você tem uma estrutura de transporte não tão boa, no nível das metrópoles do mundo mais desenvolvido. Onde falta essa estrutura eu acho que essas tecnologias têm mais espaço para crescer ainda”, disse ele.

(Fonte: G1 – São Paulo)

Related posts
Notícias

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de saúde, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu um…
Read more
Notícias

Prefeitura de Gurupi lança processo licitatório da nova rodoviária, orçada em R$ 13 milhões

O Diário Oficial de Gurupi publicado na noite de sexta-feira, 19, trouxe o aviso de licitação…
Read more
Notícias

Metrô de São Paulo abre licitação para contratação de empresa de vigilância patrimonial

Nesta segunda-feira, 22 de abril de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou a abertura de uma…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *