Notícias

Agnelo Queiroz anuncia ampliação da DF 355

Governador dá concessão de terras para agricultores, que agora podem produzir com respaldo jurídico. Rodovia será ampliada em 14km para facilitar escoamento da produção.

 

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou, neste domingo (29/05), do encerramento da XXII Semana do Produtor Rural, no Núcleo Rural de Tabatinga, onde entregou aos produtores da região a concessão do uso com opção de compras das terras da localidade e anunciou a ampliação de cerca de 14km da DF-355, o que facilitará o escoamento da produção.

 

Agnelo Queiroz retornou à Tabatinga menos de seis meses depois de ser empossado para cumprir uma de suas principais promessas de campanha: a regularização de terras rurais do Distrito Federal, que estavam em situação irregular nas mãos dos agricultores. Alguns produtores rurais enfrentavam há anos a incerteza jurídica sobre suas terras.

 

A regularização da terra rural do Distrito Federal já está em curso. São mais de 300 títulos de concessão de uso com opção de compra. Isso significa um documento definitivo da posse da terra, facilidade de contrair empréstimos, dando seu título como garantia, e estabilidade jurídica para produzir. Essa é a principal conquista”, afirmou o governador. “A outra é asfaltar esses 14 quilômetros da DF-355 que vão ajudar uma quantidade enorme de produtores, o que muda completamente a competitividade, anunciou Agnelo Queiroz, que já autorizou a abertura de licitação para o início das obras.

 

Os agricultores que desejarem obter a posse de terras rurais da Terracap deverão comprovar à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-DF) ocupação desde agosto de 2004; explorar a área com cultura agrícola ou pecuária efetiva; ser brasileiro nato ou naturalizado e ter mais de 18 anos.

 

Educação na área rural
Na parte da manhã, o governador foi à Fazenda Larga, próximo à Planaltina, onde inaugurou a Casa Digital, a Arca das Letras e o campo de futebol comunitário, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério das Comunicações. A casa recebeu o nome do ex-vice-presidente José Alencar e beneficiará, principalmente, as crianças e jovens da região levando tecnologia, informação e cultura.

 

O Programa de Inclusão Digital, da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, instalou em todo o país 150 casas digitais, sendo a da Fazenda Larga a primeira do Distrito Federal, e deve inaugurar até o final do ano outras 300, apoiando principalmente comunidades rurais, onde o acesso a computadores e à internet é mais difícil. O programa prevê, também, a formação dos jovens da comunidade distribuindo conhecimento e informação, buscando levar a essas regiões desenvolvimento social e econômico.

 

O programa Arca das Letras é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário para incentivar a leitura no meio rural. Nós instalamos as bibliotecas nas próprias comunidades e os livros são escolhidos junto com a comunidade, que indica os títulos de interesse. O objetivo é facilitar o acesso aos livros e com isso incentivar a leitura e o desenvolvimento educacional, explica a coordenadora do projeto do MDA Carmem Soares.

 

As bibliotecas atendem não só as crianças, mas também jovens e adultos, já que possuem títulos classificados em quatro áreas: livros didáticos e de pesquisa geral; literatura para crianças; jovens e adultos; livros técnicos e especializados.

 

Na região residem cerca de 80 famílias, todas envolvidas na prática agrícola. Os projetos na região, do MDA e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), com a contribuição do Governo do Distrito Federal, ajudaram as famílias da região a mudarem uma situação de pobreza extrema, para uma bem sucedida região, que hoje produz diversos tipos de verduras, frutas e legumes. Segundo a própria população, a responsabilidade dos avanços é do gerente da Emater Geraldo Magela, que levou à comunidade conhecimentos técnicos e capacitação para que a região pudesse se desenvolver.

 

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *