Notícias

18 pessoas são denunciadas por fraude de licitações na compra de uniformes escolares

18 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) nesta quinta-feira (7) por fraude em licitações municipais. Essa denúncia foi feita no âmbito da Operação Cartas Marcadas, deflagrada no dia 9 de julho. As informações foram dadas com exclusividade pelo portal G1 e confirmadas pela reportagem.

Todo o grupo responderá por falsidade ideológica, associação criminosa e fraudes a licitações. Além disso, as investigações mostram que os envolvidos atuaram em 17 cidades paranaenses e cinco estados. A suspeita foi levantada após uma denúncia da Prefeitura de Londrina. O município da região norte do Paraná abriu uma licitação no ano passado para a compra de uniformes escolares. Nesse processo, os servidores acabaram levantando irregularidades a partir da documentação das empresas.

O esquema funciona da seguinte forma: diversos empresários participavam das licitações municipais para a compra de uniformes escolares. Todas as empresas investigadas tinham pessoas ligadas entre si e algumas contavam, inclusive, com o mesmo representante. Ou seja, elas violavam o sigilo e fraudavam qualquer concorrente na licitação.

Além disso, os suspeitos ainda ofereciam propina aos concorrentes para eles desistirem do processo licitatório. Caso o dinheiro não fosse aceito, os lances dados eram abaixo do mercado, tentando quebrar as empresas que não estavam dentro do esquema.
Segundo o promotor Renato de Lima Castro, há expectativa de mais descobertas. “Esse grupo criminoso é muito grande, atua em várias cidades do Paraná e em outros estados. A denúncia é resultado da primeira parte das investigações, ainda estamos analisando os documentos que foram apreendidos na deflagração da operação”, disse ao G1.

(Fonte: Paraná Portal)

Related posts
Notícias

PCDF investiga empresários que usaram robô para fraudar licitação

Suspeitos criaram softwares proibidos para dar lances automáticos em pregões eletrônicos…
Read more
Notícias

Aberta licitação para construir sede do MP em Nova Mutum; investimento de R$ 4,2 milhões

A prefeitura de Nova Mutum divulgou no Diário Oficial do Estado que as empresas interessadas em…
Read more
Notícias

Governo revê licitação de R$ 147 milhões

O governo do Estado suspendeu licitação para contratação de uma empresa para gerenciar a…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *